Docentes, técnicos e acadêmicos do campus da UFSM de Palmeira das Missões têm se organizado intensivamente nos últimos dias para a preparação da equipe que será responsável pela realização dos testes para COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Conforme o diretor do campus, Rafael Lazzari, em parceria com o município, através do Centro de Operações Emergenciais (COE), empresas privadas e comunidade, a UFSM-PM irá disponibilizar, gratuitamente, sua equipe técnico-científica e a estrutura laboratorial para realizar os testes. “Estamos com nossos professores, especialistas na área de análise e, assim, a universidade está cedendo todo o seu corpo técnico, sua infraestrutura de laboratórios para, em conjunto com o COE, realizar essas análises para que possamos programar melhor o nosso sistema de saúde”.
Todos os protocolos estão sendo devidamente orientados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), com o qual já há um acordo de cooperação. “Nós estamos nos organizando com toda a equipe para fazer a detecção do vírus aqui em nossos laboratórios. Estamos em contato com o Lacen, estamos ajustando os nossos protocolos para seguir exatamente a mesma metodologia. O laboratório possui estrutura completa para detectar vírus em todos os pacientes que a comunidade demandar”, explica o professor Daniel Graichen, responsável pelo Laboratório de Genética Evolutiva. Graichen destaca que a equipe está trabalhando voluntariamente e todos estão muito motivados.
Para a coordenadora do Laboratório de Microbiologia, professora Terimar Moresco, o foco agora é na organização da estrutura da universidade para começar os testes. “As amostras serão coletadas no hospital pelos médicos e enfermeiros, serão, primeiramente, entregues no Laboratório de Microbiologia e, em seguida, a fase de detecção do vírus será feita no Laboratório de Genética. Assim, neste momento, estamos tomando conta da estrutura relacionada, principalmente, à biossegurança para o processamento dessa amostra”, salienta a docente.
Segundo a prefeitura de Palmeira das Missões, uma doação no valor de R$ 120 mil, feita por um grupo de palmeirenses, possibilitou ao município adquirir o aparelho da Real Time PCR, o qual garantirá a testagem na população em geral que apresente sintomas de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19). No entanto, de acordo com o Centro de Operações Emergenciais (COE), após esta aquisição, se faz necessário mobilizar a comunidade para compra dos kits, sendo que cada um custa, aproximadamente, R$ 100.
Inicialmente, poderão ser feitos em média 50 testes por dia, com capacidade de ampliar esse número ao longo do tempo. De acordo com a médica Daiane Avila, em um cenário de alto número de infectados, há a expectativa de precisar ser feito cerca de 5 mil testes e, por isso, é preciso mobilizar a comunidade a arrecadação de doações. “Estamos muito satisfeitos de contar com a Universidade Federal de Santa Maria neste momento com toda a sua credibilidade e competência para também fazer esses testes, para que possamos fazer o diagnóstico do maior número de pacientes, com isso, teremos mais certeza ao fazer o isolamento desses pacientes e poderemos ter melhores desfechos no nosso enfrentamento da Covid-19. O município recebeu uma doação expressiva para conseguir a aquisição da máquina, a universidade está doando toda a competência técnico-científica para fazer os testes, agora, toda a doação é necessária”.
Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento Covid 19, pelo telefone (55) 9 8403-8542.
Doações podem ser realizadas nas seguintes contas:
Conta da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec/UFSM)
Banco do Brasil
Ag 1484-2
Conta corrente 43051-0
CNPJ 89252431/0001-59
Para direcionar sua doação para Palmeira das Missões,preencha o fomulário disponível em fatecsm.org.br/com-ufsm-doe-covid-19
ContasdaPrefeitura:
Sicredi
Ag 0229
Contacorrente 391743
CNPJ 88541354/0001-94
BancodoBrasil
Ag 0362-0
Conta Corrente 2020-6
CNPJ 88541354/0001-94
A universidade também possui uma vaquinha online pelo link: http://vaka.me/978024
*Assessoria de Comunicação UFSM-PM
(Fotos: divulgação)