Subestação da Creluz entra em operação em fase de teste

Na próxima quinta-feira, 14, entra em operação em fase de teste a subestação do Grupo Creluz, construída próxima a cidade de Pinhal, no centro de carga da cooperativa.

Denominado Pinhal Augusto Moro, o empreendimento será responsável por atender 70% dos consumidores da Cooperativa, em 17 municípios da sua área de atuação.

O complexo tem uma capacidade máxima de 50 MW sendo uma das maiores subestações do interior gaúcho na atualidade e recebe energia em alta tensão da Usina Fóz do Chapecó, através de um linhão que ligará Planalto a Constantina.

O investimento total na subestação supera a marca R$ 22,5 milhões, sendo o maior investimento da Creluz na sua história em um único projeto e representa um marco para o desenvolvimento do norte gaúcho.

O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, destaca que a subestação foi projetada para atender a demanda de energia da região no presente e também para o futuro, sendo totalmente operada a distância através de fibra ótica via telecomando, seguindo os altos padrões das engenharias elétrica e civil.

A subestação além de levar o nome do município sede da Cooperativa, também homenageia em memória o associado Augusto Moro, que passou a residir em Pinhal em 1946, na área de terra onde hoje o complexo está situado.

*Ascom Creluz