Uma solenidade envolvendo diversas autoridades, comunidade docente, funcionários e comunidade escolar, marcou o lançamento oficial da inserção do Curso de Medicina Veterinária no Instituto Federal Farroupilha, Campus Frederico Westphalen. Na oportunidade também se fez presente a reitora da instituição, Carla Jardim.
O projeto político-pedagógico para criação da graduação foi aprovado pela instituição ainda no ano passado, e a mesma já possui a estrutura necessária para receber a nova demanda. As aulas devem iniciar no primeiro semestre de 2018 com um total de 40 vagas e o ingresso será via Sisu (Sistema de Seleção Unificada) por meio do Enem.
Durante seu discurso, a reitora Carla, falou sobre esta conquista do IFFar/FW:
O diretor do Campus, Carlos Trombetta, destacou a importância da graduação para toda a região:
A inserção do curso de Medicina Veterinária na instituição foi uma conquista que passou por diversas etapas, uma delas foi a migração do antigo Colégio Agrícola da UFSM, para o Instituto Federal Farroupilha e, durante este processo, uma comissão externa aliada a diferentes entidades buscou fortalecer a consolidação do IFFar. O vice-prefeito de Liberato Salzano e também integrante desta comissão, Valdir Antonio Zottis, falou sobre a alegria de oficializar a implantação do curso e também sobre a trajetória importante que foi realizada durante cerca de cinco anos:
Esperado por toda a comunidade frederiquense e regional, o Curso de Medicina Veterinária deve ter seu edital publicado nos próximos meses. Informações podem ser conferidas no site do Instituto Federal Farroupilha.
5ª Mostra Regional de Ciências
Após o lançamento oficial do Curso de Medicina Veterinária foram abertos os portões do Ginásio da instituição para que todos os presentes pudessem visitar e conhecer as 117 exposições da 5º Mostra Regional de Ciências. O evento faz parte da 2ª SICC – Semana Integração Campus comunidade e foi criada em 2013, buscando dar visibilidade a trabalhos científicos de alunos das escolas municipais e estaduais da região de abrangência da 20ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação).
A professora coordenadora da Mostra de Ciências deste ano, Lisandra Pinto Della Flora, falou sobre a exposição e a importância deste momento para os alunos, comunidade e instituição:
A Mostra de Ciências segue durante esta quarta e quinta-feira e toda comunidade pode comparecer e prestigiar os trabalhos. No ginásio também encontra-se um ponto para votação, no qual as pessoas podem votar nos melhores trabalhos que posteriormente serão premiados.