Sistema de tratamento de água começa a ser recuperado

Apesar de o abastecimento ter sido restabelecido no final da noite dessa terça-feira, 17, alguns bairros de Frederico Westphalen seguem sem distribuição de água potável na manhã desta quarta-feira, 18. O sistema ainda não recuperou o nível dos reservatórios, e a Corsan recomenda o uso consciente da água. A previsão é de que o abastecimento seja normalizado até esta tarde.

 

Na mesma região, Pinheirinho do Vale segue parcialmente sem água, pois a cheia do rio Uruguai obriga deixou a cidade sem energia elétrica, e a distribuição de água ficou interrompida nas áreas baixas. Já nas partes altas dos municípios de Vista Alegre e de Palmitinho, onde o abastecimento foi retomado ontem à noite, ainda podem ocorrer oscilações no até o meio-dia.

 

Em Planalto, a comunidade da Quarta Secção, no interior, onde fica o ponto de captação junto ao rio do Mel, segue sem energia elétrica desde a noite de segunda-feira, 16. Isso deixou o município e a cidade vizinha de Alpestre sem abastecimento de água. Como a concessionária de energia não garantiu prazo de retorno da luz, a Corsan alugou um gerador. O sistema começou a operar nesta manhã, e o fornecimento de água deve ocorrer gradativamente ao longo do dia. Um caminhão-pipa também auxilia no abastecimento de Alpestre.

 

Os municípios de Vicente Dutra e Iraí seguem também sem energia elétrica e abastecimento de água na manhã desta quarta-feira, em função da elevação do nível do rio Uruguai. A previsão de retorno é para o fim da tarde. Em Caiçara, cidade servida pela Estação de Tratamento de Água da Corsan de Frederico Westphalen, o abastecimento deve ser normalizado ao meio-dia.

 

 

FOTO – Divulgação/Corsan