No primeiro semestre deste ano, Cooperativa tem crescido cerca de mil associados por mês, considerando a soma dos seus municípios nos três Estados de atuação
Na busca constante para contribuir com o desenvolvimento dos 29 municípios onde está presente, e também com a agregação de renda e qualidade de vida dos associados destes locais, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG mantém crescimento significativo no seu quadro social, totalizando 80 mil na última semana. A satisfação dos associados em fazer parte da instituição financeira cooperativa e aproveitar os benefícios de serem cooperativistas, são manifestados com frequência aos colaboradores nas agências nos três Estados de atuação. Um dos casos, é do morador de Pinhal/RS, Nilso Bagatini, associado há mais de 20 anos da Cooperativa.
– Sempre acreditei na força do cooperativismo e isso foi o motivo que me influenciou a associar-me a esta instituição. Na época, o número de associados era reduzido e a economia não era fortalecida como atualmente. Mas com serenidade, persistência, dedicação da direção, dos colaboradores e dos associados, as dificuldades uma a uma foram vencidas e a comunidade passou a sentir a importância, tanto individualmente como coletivamente, do cooperativismo de crédito. Hoje, felizmente o Sicredi alcança a invejável cifra de 80 mil associados. São pessoas que acreditam nos benefícios desta visão colaborativa, pois os sócios participam das decisões, com o objetivo de atingir o bem comum, a satisfação da coletividade. O Sicredi ocupa hoje um lugar de destaque em todos os municípios onde atua, não apenas na realização de operações financeiras, mas participando da sociedade e é isso que fortalece a instituição. Por este motivo, cada ano este número de associados cresce mais e mais. Nosso desejo é que em um curto espaço de tempo, possamos comemorar os 100 mil sócios, fortalecendo dia após dia este sistema de crédito cooperativo que está sempre do nosso lado – frisa Bagatini.
Também integrando o quadro social da Cooperativa e demonstrando o contentamento de fazer parte do Sicredi, está um associado mais recente, morador de Pouso Alegre/MG, Luiz Gustavo de Castro Magalhães. “Sou sócio do Sicredi há oito meses e o que me levou a ser um associado, foi ver que a Cooperativa é muito focada em atender bem as pessoas, entender a necessidade de cada um, conhecer cada associado. Este é um grande diferencial. Além disso, os colaboradores me ajudaram a realizar um sonho, que era ter o projeto de estufas de pitaia, pimentão e tomates ao lado da minha casa. Me estenderam a mão na hora que eu precisava. Me sinto feliz em fazer parte do Sicredi, porque sei que ali tenho um parceiro para toda a minha vida”, explica Magalhães.
A satisfação dos associados em fazerem parte do Sicredi e deste significativo número de pessoas que acreditam na Cooperativa, é manifestada também pela presidente, Angelita Marisa Cadoná. “Comemorar a marca de 80 mil associados nos enche de orgulho e alegria, pois representa a credibilidade, a confiança e o reconhecimento que a sociedade deposita na Cooperativa. Esta credibilidade se reflete pelo trabalho sério, sempre alicerçado nos princípios do cooperativismo e valores do Sistema Sicredi. Ao longo destes 39 anos, a eficácia e transparência na gestão, alinhada com o interesse genuíno pelos associados e as comunidades, foram os direcionadores determinantes para o crescimento da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG. Queremos comemorar esta conquista fantástica juntamente com nossos conselheiros, coordenadores de núcleo, colaboradores e associados, pois é o resultado de um trabalho realizado a muitas mãos, movido pelo espírito da cooperação e valorização das pessoas”, finaliza a presidente.
*Ascom/Sicredi