Nesta segunda-feira, 22, teve início a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a gripe. Até então, apenas crianças e gestantes poderiam receber a dose da vacina, e a partir desta segunda-feira, todos os integrantes dos grupos prioritários (incluindo crianças e gestantes) podem ser imunizados.
Até o momento, a procura pela vacina foi muito baixa, sendo que apenas 25% das crianças do município receberam a dose, enquanto, 49% das gestantes já foram vacinadas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal da Saúde é de vacinar 90% dos grupos prioritários. Além disso, também durante este período, a vacina será realizada em todos os postos de saúde até às 16h30min – as salas de vacinação não estarão abertas durante o horário de almoço.
A vacina passa a estar disponível para os seguintes grupos:
- Crianças de 6 meses a 6 anos
- Grávidas em qualquer período da gestação
- Indivíduos com 60 anos ou mais
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Trabalhador de saúde dos serviços públicos e privados
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
- Professores de escolas públicas e privadas
- Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis (doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças neurológicas crônicas, doença hepática crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade, transplantes de órgãos sólidos e medula óssea, e trissomias).
Já no dia 4 de maio, o município contará com a realização do “Dia D” da campanha nos Postos de Saúde Central, São Francisco de Paula e Jardim Primavera. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3744-4911 e 3744-6922.