A Secretaria Municipal da Saúde de Frederico Westphalen trabalha intensamente para combater o mosquito Aedes aegypti, que causa doenças como a dengue, chikungunya e o perigoso vírus da zika. Na quinta-feira, 11, aconteceu uma reunião com a Secretária Municipal da Saúde Marly Vendruscolo, agentes do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), agentes de Combate a Endemias e agentes de Saúde. A reunião teve como propósito trabalhar a Ação Nacional, que na maioria dos municípios será realizada no dia 13, sábado.
Já em Frederico Westphalen a ação está sendo realizada nesta sexta-feira, 12. “Optamos em realizar esta ação amanhã por entender a situação e perceber o maior êxito de orientação e distribuição de sacos de lixo. Para que assim, no sábado a comunidade possa estar fazendo a coleta de lixo e a limpeza de seus terrenos”, explica a secretária.
Dessa forma durante toda a sexta-feira, 12, a população vai poder encontrar com os agentes de Saúde e de Endemias, que estarão espalhados pela cidade promovendo a conscientização e realizando a entrega de sacos de lixo. No total serão distribuídos 500 sacos com capacidade de 200 litros cada. Além disso, a população também poderá entrar em contato, nesta sexta-feira, com os Agentes da Dengue em pontos fixos, que foram selecionados conforme o número de focos registrados. A Emater/ RS – Ascar também está envolvida nas atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti. Representantes da Emater acompanharam as agentes na ação desta sexta-feira e, posterior a isso, seguirão realizando visitas no interior, bem como difundindo informações sobre prevenção e combate ao mosquito.
A Secretária Municipal da Saúde Marly Vendruscolo, diz que colaboração é a palavra chave nesta guerra contra o mosquito. “Estamos trabalhando fortemente no combate. A colaboração da população é essencial, porque só com o nosso esforço e com o esforço de cada um da comunidade, vamos eliminar o mosquito. É preciso que cada um faça sua parte.”
Na próxima quarta-feira, 17, cerca de 25 homens do exército vão estar em Frederico Westphalen auxiliando os agentes, promovendo a conscientização e trabalhando na eliminação nos bairros com maior número de focos do mosquito. Segundo a Secretária Marly, por meio do Ministério da Saúde e o Ministério das Forças Armadas, foram disponibilizados, a partir do dia 13 de fevereiro, cerca de 200 mil homens para todo o país. Sendo em torno de 200 apenas para o Rio Grande do Sul. E na região de Frederico Westphalen eles foram distribuídos conforme o número de focos.
Ao mesmo tempo, as atividades de rotina permanecem, como monitoramento dos pontos estratégicos (cemitérios, floriculturas, ferros-velhos e piscinas), visitas a residências e orientações nas escolas e empresas.
Confira os pontos específicos para a distribuição dos sacos de lixo
- Bairro Jardim Primavera – Posto de Saúde e na Creche
- Centrinho do Bairro São José
- Bairro São Francisco de Paula – Posto de Saúde
- Núcleo 01 – em frente ao mercado Peretto
- Núcleo 05 – Em frente a Praçinha
- Bairro Pedreira
Confira dicas algumas dicas de prevenção:
- Não guarde pneus velhos.
- Feche caixas d´ água, tonéis e latões.
- Trate a água da piscina com cloro.
- Coloque areia nos cacos de vidro dos muros.
- Limpe com escovação os bebedouros de animais.
- Não acumule água nos pratos dos vasos de plantas. Encha-os com areia.
- Coloque embalagens de vidro, lata e plástico em lixeira bem fechada.
- Mantenha desentupidos os ralos, canos, calhas, toldos e marquises.
ASCOM Prefeitura de FW