Nesta quinta-feira (24), o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Hepatites Virais de Frederico Westphalen (SAE) promoveu mais uma oficina de capacitação a profissionais de saúde da rede de atenção básica. Realizada em parceria com a 2ª Coordenadoria Regional da Saúde (2ªCRS), a capacitação foi direcionada para os coordenadores das políticas municipais de cuidado a pacientes com HIV e hepatites e teve a presença de representantes das 26 cidades da região.
O evento aconteceu no auditório da 2ªCRS, em FW, e teve como objetivo alinhar e organizar os métodos de cuidados aos pacientes diagnosticados com os vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e das Hepatites B e C. Além dos coordenadores, participaram integrantes da equipe do SAE-FW e as enfermeiras responsáveis pela política regional de epidemiologia.
Durante o dia de atividades, os participantes revisaram os fluxos e protocolos da linha de cuidado na região e discutiram possíveis melhorias nesses processos. Também foram promovidas capacitações sobre testes rápidos, repassadas orientações para o momento da testagem e instruções sobre os equipamentos a serem usados para o atendimento compartilhado.
O próximo encontro do grupo está agendado para o início de 2025, quando será realizado o planejamento das ações anuais.
SAE de Frederico Westphalen é referência regional
A capacitação dessa semana foi mais uma das formações realizadas em parceria entre a 2ª CRS e o SAE de Frederico Westphalen. A mais recente aconteceu em setembro.
Nas capacitações, a equipe do SAE de Frederico Westphalen atualiza os profissionais da região sobre aspectos diversos do atendimento e tratamento dos pacientes. Situado em espaço anexo à Unidade Básica de Saúde Central (UBS), o SAE de FW é referência regional em hepatites e HIV/AIDS, prestando suporte para diversos municípios abrangidos pela 2ª CRS.