RS tem 19 regiões em bandeira vermelha e duas em laranja

O mapa definitivo da 36ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta segunda-feira, manteve as regiões de Santa Rosa e Ijuí em bandeira laranja. O Gabinete de Crise infederiu os cinco pedidos de reconsideração enviados até esse domingo e, com isso, 19 áreas ficarão em bandeira vermelha, o que representa 95,8% da população gaúcha sob alto risco de contaminação do coronavírus. 

As regiões em bandeira vermelha são: Porto Alegre, Cruz Alta, Guaíba, Erechim, Novo Hamburgo, Santa Maria, Taquara, Uruguaiana, Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo. 

O mapa definitivo tem vigência a partir da meia-noite desta terça até a próxima segunda-feira, dia 18 de janeiro. 

Segundo o governo estadual, os pedidos de reconsideração de bandeiras feitos pelos municípios de Cachoeirinha e Cruz Alta foram negados porque o Distanciamento Controlado não tem previsão de bandeiras individuais diferenciadas, ou seja, que as prefeituras adotem bandeiras diferentes da sua região. As outras três solicitações foram feitas pelas associações regionais de Guaíba, Santo  ngelo e Passo Fundo. O Gabinete de Crise levou em conta do aumento no número de hospitalizações de pacientes confirmados com Covid-19 e por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), além de alto número de óbitos por Covid.

Regra 0-0 e Cogestão

De acordo com o mapa definitivo da 36ª rodada, 455 municípios estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 176 podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Das 21 regiões, apenas Uruguaiana e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão regional, que permite aos municípios adotar protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira anterior. 

 

*SECOM