O Rio Grande do Sul recebeu nesta sexta-feira 251.770 doses de vacina contra a Covid-19 da Pfizer e da Coronavac. Os 141.570 imunizantes da farmacêutica chegaram ainda na madrugada e foram descarregados à 0h19min no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre. Já o fármaco fabricado pelo Instituto Butantan chegou às 9h50min, com um lote composto por 110.200 doses.
De acordo com o governo do Estado, as doses da Pfizer servirão para prosseguir na vacinação da população em geral, por idade, trabalhadores da educação superior e gestantes e puérperas sem comorbidades. Com público total estimado em cerca de 190 mil, mais de 178 mil trabalhadores da área da educação haviam sido vacinados até essa quinta-feira no Estado.
Todo o novo quantitativo da Coronavac será encaminhado para que os municípios garantam o esquema vacinal completo das pessoas que tomaram a primeira dose com esse imunizante. Conforme estimativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), há cerca de 110 mil segundas doses faltantes no RS – o número exato está sendo calculado em função de um arredondamento necessário de doses por frasco, para posterior rateio entre os municípios.
Conforme a SES, as vacinas que chegaram hoje ao território gaúcho já serão distribuídas às coordenadorias regionais de saúde. A ideia é agilizar a imunização já neste final de semana.
Vacinação em setembro
No Estado, o governador Eduardo Leite reforçou que o planejamento da administração estadual é imunizar até 20 de setembro toda a população gaúcha acima dos 18 anos com a primeira dose. No total, já foram enviadas mais de 110 milhões de doses de vacinas a todo o Brasil, sendo 5,9 milhões da Pfizer. A farmacêutica ainda irá enviar ao Brasil em julho mais 7 milhões de imunizantes, dando ao País a chance de acelerar o processo de vacinação.
*Correio do Povo