Em pleno Dia do Compositor Brasileiro, celebrado nesta segunda-feira (7), o Prêmio UBC anunciou seus grandes homenageados de 2024: Rita Lee e Roberto de Carvalho. É a primeira vez que a honraria consagra dois vencedores no mesmo ano, sendo uma das homenagens ‘in memoriam’ – Rita Lee faleceu em 8 de maio do ano passado, aos 75 anos. Com uma carreira de mais de quatro décadas, a dupla – parceira na música e na vida – acumula 146 composições registradas. A edição especial do prêmio acontece no Teatro B32, em São Paulo, no dia 4 de dezembro.
Antes de celebrar a obra de Rita Lee e Roberto de Carvalho, a União Brasileira de Compositores, maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do país, já homenageou Gilberto Gil, Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença e Caetano Veloso em anos anteriores.
O Prêmio UBC 2024, que acontece pela primeira vez na capital paulistana, terá direção artística de Beto Lee, filho de Rita e Roberto, e contará com a banda de Rita Lee. Em um show surpresa até para o próprio Roberto de Carvalho, junto a convidados, artistas e personagens que marcaram a trajetória da dupla, grandes nomes da música brasileira, de diversas gerações, irão interpretar ao vivo versões inéditas de Rita e Roberto.
Os grandes homenageados da vez trouxeram para a música os sentimentos e a intimidade do casal, que viveu junto por 47 anos, criando uma vasto repertório de hits, incluindo “Mania de Você”, “Flagra”, “Papai Me Empresta o Carro”, “Lança Perfume”, “Chega Mais”, “Cor de Rosa Choque” e “Desculpe o Auê”.
A dupla fez sucesso no Brasil e mundo afora. O segundo disco de Rita Lee e Roberto de Carvalho (1980) bateu recordes internacionais com a música “Lança Perfume”, que conquistou 7º lugar na parada Billboard. Eles formaram uma das mais longas parcerias musicais da música brasileira. Ao todo, os dois lançaram juntos cinco álbuns: “Rita Lee e Roberto de Carvalho” (1982), “Bombom” (1983), “Rita e Roberto” (1985), “Flerte Fatal” (1987) e “Rita Lee & Roberto de Carvalho – Perto do Fogo” (1990).
Fonte: Popline