O Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, participou na noite desta terça-feira, 7, da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, na qual explanou sobre o corte de 30% no orçamento destinado às universidades e institutos federais. Na oportunidade, Burmann solicitou o engajamento e mobilização da comunidade para buscar reverter o cenário, pois a falta de recursos deve afetar todos os campi da instituição.
Dirigindo-se aos vereadores do município, o reitor alertou sobre os impactos do corte no orçamento e sugeriu a criação de uma frente parlamentar em defesa da universidade:
.
O presidente do legislativo, Inácio Roberto Panosso Junior, confirmou a criação da frente parlamentar e destacou que buscará apoio de demais entidades para fortalecer a mobilização:
.
Burmann também concedeu entrevista à Rádio Comunitária e destacou que o corte na verba de está afetando de forma drástica as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Confira:
Mobilizações
Entidades e Sindicatos ligados à educação já estão se mobilizando para a realização da greve geral no dia 15 de maio. A convocação inicial tinha como mote a insatisfação dos trabalhadores do segmento educacional com a Reforma da Previdência, mas ganhou novas bandeiras a partir dos anúncios de cortes das verbas federais para educação superior e básica.
As entidades pretendem aproveitar a pauta para chamar atenção da sociedade para o desmonte da educação que está em curso em todos os níveis da educação, e acumular forças para construir a greve geral do dia 14 de junho em defesa da aposentadoria.