Região na rota do El Niño com chuvarada e temporal neste inverno

Não será surpresa se, nos próximos meses, o Rio Grande do Sul registrar marcas mensais de 300 a 500 milímetros de chuva e, em alguns casos, mais do que 500. É a forma como o El Niño irá se manifestar sobre o Estado. Hoje com intensidade moderada, o fenômeno está se intensificando, segundo a MetSul, podendo provocar temporais e cheias nos rios entre o inverno e a primavera.

Segundo a MetSul, as chuvas começam a aumentar desde já, mas a tendência é ampliar ainda mais na segunda metade do inverno, particularmente em agosto e setembro. O risco de inundações e cheias de rios segue altíssimo na primavera, informa a MetSul. As regiões que devem ser mais atingidas com chuvas excessivas serão as metades Oeste e Norte do Estado, além de Santa Catarina e Paraná. Por outro lado, se espera alívio para as cidades do Sul gaúcho que enfrentam estiagem desde o verão, podendo registrar chuva acima da média.

O El Niño, em regra, traz invernos mais quentes, dizem os meteorologistas. Mas não raro com El Niño ocorrem eventos tardios de frio intenso, às vezes até com neve, em setembro.

C.P.