Desde de 2017 a UFSM de Frederico Westphalen usa o serviço eduroam (education roaming), com o primeiro ponto de acesso, o qual é possível conectar seu smartphone ou computador a uma rede wi-fi utilizando o seu login institucional, obtendo assim, acesso à internet sem gastar seus dados móveis.
Criado em 2003 o eduroam, é um serviço de acesso à internet para instituições de ensino, sem fio, seguro, de acesso fácil, rápido, gratuito e sem a necessidade de múltiplos logins. A ideia do eduroam é que seus usuários, quando visitam outra instituição participante, possam se conectar à internet de forma rápida e segura. Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de mais de 80 países. Está presente na UFSM desde 2016, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.
Neste segundo semestre de 2019, o serviço foi ampliado passando a contar com 17 pontos de acesso espalhados pelo campus. Esta ampliação do serviço foi possível através da parceria do campus com o CPD da UFSM, contando com recursos provenientes dos departamentos, da CSA e da direção da UFSM-FW.
O Núcleo de Informática da UFSM-FW, responsável pelo serviço no campus , pretende tornar o eduroam o meio principal de conexão a rede da wifi institucional. Gradativamente, as redes wifi atualmente configuradas no campus serão desativadas e novos equipamentos serão instalados, sempre levando em consideração a possibilidade de adoção do serviço eduroam.
Como funciona?
Com a tecnologia de segurança e preservação de privacidade do eduroam, não há necessidade de digitar nomes de usuário e senhas através de formulários inseguros de navegadores da web. O dispositivo do usuário identificará automaticamente um ponto de acesso eduroam válido e realizará o login. A senha nunca é compartilhada com nenhum dos pontos de acesso.
Na UFSM, a identidade solicitada é o CPF, acompanhado do @ufsm.br, e a senha é a mesma do Portal (do Aluno, do Servidor ou do Professor). Se você for um estudante ou pesquisador visitante, o Eduroam deverá conectar automaticamente ou então você deverá usar a sua identidade e senha de sua instituição de origem.
Qual tipo de equipamento posso conectar ao eduroam?
O eduroam usa padrões abertos para fornecer acesso seguro à rede, o que possibilita que quase todo dispositivo seja capaz de acessar uma rede sem fio e fazer uso do serviço.
Dispositivos com sistemas Android (smartphones e tablets), iOS (iPhone, iPad e iPod), Linux (netbooks e notebooks), MAC OS (notebooks MAC) e Windows (netbooks e notebooks) podem ser configurados, com maior ou menor facilidade, para usar o eduroam, assim como a maioria dos smartphones com versões dedicadas do Microsoft Windows.
Como conectar na UFSM?
-Em equipamentos com sistema iOS o eduroam reconhece as configurações e conecta automaticamente, você só precisa preencher os dados de identidade (somente os números do seu CPF seguido de @ufsm.br) e a senha (a mesma dos Portais do Aluno, Professor e RH)
-Em alguns equipamentos com sistema Android o sistema reconhece as configurações do eduroam automaticamente, você só precisará preencher seus dados de identidade (somente os números do seu CPF seguido de @ufsm.br) e senha (a mesma dos Portais do Aluno, Professor e RH), caso isso não aconteça, é só acessar o tutorial para Android clicando no link
-Um dos problemas mais comuns é a senha do portal ser antiga (anterior a 2016). Se você estiver tendo problemas para conectar-se, experimente trocar a senha do portal, automaticamente o eduroam será habilitado.
-Em equipamentos com sistemas Android, Windows 10 e Ubuntu você pode acessar nossos tutoriais clicando nos links abaixo:
Problemas na conexão
Caso os usuários apresentarem dificuldades de conexão com a eduroam, pedimos que entre em contato com o Núcleo de Informática registrando um chamado através de um dos canais abaixo:
-
Link de Chamados no site da UFSM.
-
E-mail: ni.fw@ufsm.br
-
Telefone: ramal 607.
-
Pessoalmente: Sala no final do corredor do segundo andar do Bloco 2