Na noite desta terça-feira, dia 11 de outubro, a Rádio Coletiva FM de Cristal do Sul foi vitima de um atentado. Segundo a direção da emissora indivíduos atearam fogo no estúdio, o qual foi totalmente destruído.
O crime ocorreu por volta das 22h30min. No local foi encontrado um tambor que possivelmente serviu para levar combustível e iniciar as chamas.
O fogo foi controlado graças aos extintores da emissora e com o trabalho realizado por dirigentes e vizinhos, no entanto o fogo destruiu todo o equipamento da rádio.
Conforme a direção da Rádio um caso semelhante já havia acontecido na noite do dia 28 de setembro onde foi furtado o transmissor e outros equipamentos.
A Brigada Militar compareceu no local, registrou a ocorrência. O caso agora será investigado.
A Rádio Comunitária 87.9 FM se solidariza com os colegas e amigos de Cristal do Sul. Esperamos que os responsáveis por esse atentado contra a liberdade de expressão sejam identificados e punidos pela lei.
Nota de repúdio ao atentado à Rádio Comunitária Coletiva
A Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária ABRAÇO-RS, através de sua Coordenação Regional de Frederico Wesphalen, torna público seu repúdio ao violento atentado à liberdade de imprensa sofrido pela Rádio Comunitária Coletiva FM de Cristal do Sul – RS, fato ocorrido na noite desta terça-feira, dia 11 de outubro.
A ABRAÇO-RS traz sua solidariedade aos colegas dirigentes e comunicadores da Rádio Comunitária Coletiva, neste momento triste para a nossa região.
É revoltante para a comunidade do Rádio Comunitário que em pleno ano de 2016 precisemos viver em um tempo em que o direito de expressão seja ferido desta forma, num país que se diz democrático e num estado que se proclama como o mais politizado da federação. Convivemos com atos repugnantes que acreditávamos ser práticas de países de regimes totalitários.
Sabemos que as autoridades não medirão esforços para identificar os autores do ato e esperamos que os responsáveis sejam punidos pela força da lei.
À comunidade de Cristal do Sul e aos colegas da Rádio Comunitária Coletiva, nos colocamos à disposição para juntos reerguermos a Rádio que é um bem público para servir a comunidade.
Eloidemar Guilherme
Coordenador Regional ABRAÇO-FW
Coordenador de Comunicação ABRAÇO-RS
Fotos: Coletiva FM