O novo comandante do Inter pode vir do futebol português. De acordo com Vagner Martins, colunista de Zero Hora, o Colorado tem interesse na contratação do técnico Sérgio Conceição, 49 anos. Desde a saída de Eduardo Coudet, Pablo Fernandez tem sido o treinador colorado de forma interina.
O último trabalho de Sérgio Conceição foi no Porto, onde ficou de 2017 até 2024 e foi três vezes campeão do Campeonato Português, além de ter conquistado a Taça de Portugal em quatro oportunidades.
A trajetória como jogador
Na base, atuou pelo Acadêmico de Coimbra e pelo Porto. Foi no Felgueiras, no entanto, que ganhou destaque no futebol português. No retorno ao Porto, em 1996, teve participação importante no bicampeonato nacional do clube na década de 1990.
Em 1998, foi contratado pela Lazio, por 10 milhões de euros, onde também foi campeão nacional. Depois, passou por Parma e Inter de Milão. Se despediu dos gramados em 2009, no PAOK, da Grécia.
Foi chamado pela primeira vez para a seleção portuguesa em 1996. Até 2003, disputou 56 jogos e marcou 12 gols. Seu melhor momento foi na Eurocopa, em 2000, quando anotou três gols na vitória por 3 a 0 contra a Alemanha.
Experiência como técnico
Logo depois de se aposentar, assumiu um cargo de dirigente no PAOK. A experiência não durou muito. Em maio de 2010, virou auxiliar-técnico no Standard de Liége, da Bélgica. Em 2012, assumiu como técnico principal do Olhanense. Posteriormente, passou por Coimbra, Braga e Vitória de Guimarães.
Em 2016, trabalhou no Nantes, da França. No ano seguinte, voltou ao Porto, desta vez como comandante. Logo na primeira temporada, foi campeão português, feito repetido mais duas vezes. No total, pelo clube português, foram 379 partidas, com 274 vitórias.
Modelo de jogo
Na passagem pelo Porto, Sérgio Conceição mostrou capacidade de se adaptar aos diferentes contextos enfrentados pela equipe europeia. Seu sistema tático preferido foi o 4-4-2, com variação, em determinados momentos, para o 4-2-3-1. Foi com ele que o colombiano Luis Díaz ganhou projeção e foi negociado com o Liverpool, da Inglaterra.
Fonte: Zero Hora