ProUni: Comissão da Câmara aprova PL que prevê bolsas a tecnólogos

O Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá conceder bolsas de estudo para alunos da graduação tecnológica (também conhecidos como cursos tecnólogos). É o que prevê o Projeto de Lei (PL) 1.358/24, aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados. A proposta continua em análise na Câmara dos Deputados.

Atualmente, as bolsas de estudo do ProUni, integrais ou parciais, atendem estudantes de cursos de graduação e sequenciais. O PL, então, acrescenta os tecnológicos na Lei 11.096/05, que criou o programa no país.

Cursos tecnólogos são uma modalidade de Ensino Superior com duração média de dois a três anos. A intenção é formar trabalhadores mais rapidamente, visando suprir e responder demandas do mercado de trabalho. São cursos como Banco de Dados, Automação Industrial, Logística ou Comércio Exterior.

Pelo PL em análise, o Poder Executivo deve ampliar a oferta de vagas em cursos de Tecnologia da Informação, e a promoção de residências profissionais. O objetivo é promover a inserção dos estudantes em ambiente organizacional prático.

O projeto é inspirado em um programa educacional da Prefeitura de Recife destinado a fomentar a formação de pessoal especializado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (Programa Embarque Digital). O PL 1.358/24 será analisado em caráter conclusivo na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

ProUni

É um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo em instituições privadas de Ensino Superior no país. A pré-seleção tem como base o resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: Correio do Povo

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/CP