O projeto de Fortalecimento do Turismo Regional, que está sendo implementado pelo CODEMAU é oriundo da Consulta Popular, e abrange sete municípios da região: Alpestre, Ametista do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Palmitinho, Pinheirinho do Vale e Rio dos Índios, que na época votaram e priorizaram o turismo dentre as demandas eleitas.
O projeto objetiva fortalecer o turismo na região de abrangência do Codemau, tornando esta atividade cada vez mais uma opção de renda e desenvolvimento local e regional. Esta demanda foi votada na Consulta Popular de 2018, orçamento 2019, pela população desses sete municípios, que juntas com a equipe técnica do CODEMAU, definiram as ações a serem desenvolvidas. O projeto está sendo executado pelo CODEMAU através de um termo de parceria firmado com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul.
Dentre as ações previstas no projeto, constam atividades de capacitações, compostas por palestras e cursos, visitas técnicas entre outras ações que visam dar publicidade e visibilidade turística à região. Atualmente está sendo desenvolvida a etapa de capacitações, sendo que já foram realizadas atividades de sensibilização sobre o turismo como negócio, para o público em geral, atividade para alunos da rede pública de ensino, voltada para a importância do turismo como negócio e atividade que visa a sucessão familiar nas empresas e propriedades rurais. Tais atividades tem o intuito de despertar na comunidade regional, uma visão de que o turismo pode ser uma excelente opção de negócio, possibilitando renda e desenvolvimento para os empreendedores e para a comunidade como um todo.
Estamos procurando, através dessas ações, que se somam com o que já está sendo feito por outras entidades e organizações, que o turismo, se bem organizado, com gestão e visão empreendedora, pode tornar-se uma ótima alternativa de renda e desenvolvimento para a nossa região, comenta a presidente do Codemau, Marcia Faccin.
Ajude a região a continuar acessando importantes recursos, vote na Consulta Popular do dia 02 ao dia 06 de dezembro de 2024.