O professor de Educação Física e de Capoeira, Adilson Lima, esteve no programa Comunicult desta sexta-feira, 4, para falar sobre o projeto “Capoeira, Arte e Cultura”, apoiado pela Lei Paulo Gustavo, em Frederico Westphalen. O projeto teve início há 3 meses e promove ações de resgate cultural de alunos, entre 13 e 16 anos, que anteriormente frequentavam outros projetos sociais. As aulas acontecem uma vez por semana no Promenor.
O objetivo é levar diferentes manifestações artísticas para jovens da comunidade frederiquense, através da capoeira, e desta maneira, auxiliar no desenvolvimento desses alunos. Adilson contou que seu contato com a capoeira iniciou durante a graduação de Educação Física, e desde 2010, mantém seu interesse e seu amor pelo esporte através de projetos sociais com diversas prefeituras da região. Segundo o professor: “No início era um pouco mais difícil, mas agora eles estão se acostumando com isso e vendo que as crianças estão entrando numa socialização da sociedade, tirando elas das ruas e colocando num projeto que muitas já aderiram.”, afirmou.
A Lei Paulo Gustavo, leva o nome do ator e humorista Paulo Gustavo, é uma ação regulamentada pelo Governo Federal em 2023, onde promove investimento no setor cultural brasileiro, apoiando artistas e projetos culturais. A iniciativa surgiu após a pandemia mundial de Covid-19, onde diversos setores foram prejudicados, incluindo o setor cultural, em que cinemas, teatros e outros estabelecimentos foram fechados.
O investimento financeiro é destinado aos Estados, que logo encaminham às respectivas prefeituras, que abrem editais locais buscando selecionar os contemplados.
Texto: Isabeau Cotrim