Após os hospitais da região relatarem a dificuldade de manterem bastecidos seus estoques de soro, na manhã desta sexta feria, 10, uma audiência pública foi realizada na comarca de Frederico Westphalen no Ministério Público.
Nas últimas semanas o Hospital Divina Providência enviou ofícios a promotoria a respeito da dificuldade atual em adquirir soro, onde a pandemia tem reflexo importante na falta do insumo.
No encontro estiveram presentes gestores de hospitais da 2ª CRS, representantes da área da saúde e administradores municipais.
RISCOS
Outros hospitais da região também relataram o mesmo problema, inclusive, o aumento do preço do soro. Ainda, algumas cirurgias eletivas podem ser adiadas e atendimentos de menores riscos serem adiados, uma vez que o HDP tem grande demanda na UTI e hemodiálise.
Agora as partes envolvidas devem encontrar um plano que contemple a suspensão dos procedimentos eletivos.
Em definição com a audiência ficou acordado que os hospitais devem encaminhar a 2ª CRS ofícios especificando as dificuldades atuais no seu estoque de soro, para que assim a regional contate a Secretária Estadual de Saúde. Desta forma será possível que a secretaria esteja alerta ao nível de estoque, mapeando estoques dos hospitais Para averiguar encaminhamentos sobre o cumprimento de metas.