O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, publicou nesta quarta-feira (30) nas redes sociais postagens em que afirma que o clube colocou à disposição da Prefeitura o ginásio Gigantinho para o caso de necessidade de aumentar a estrutura da cidade para abrigar pessoas em situação de rua.
Barcellos disse que a oferta foi feita há três semanas e que, na ocasião, a Prefeitura agradeceu, mas relatou que não havia necessidade naquele momento. O presidente do Inter destacou que a Prefeitura disse ainda que mantinha a oferta como “reserva técnica” para o caso de esgotamento de vagas nos abrigos municipais.
O tema foi pauta de debates na imprensa gaúcha e nas redes sociais nesta semana em razão da onda de frio que atingiu Porto Alegre, com sensações térmicas próximas a 0º. Em julho de 2019, o Gigantinho já foi usado para abrigar pessoas em situação de rua durante uma onda de frio.
Na terça-feira (2), a Prefeitura de Canoas disponibilizou o ginásio do Centro Olímpico local para abrigar as pessoas em situação de rua da cidade. Uma vantagem desses espaços é que eles permitem que os moradores de rua levem cachorros para passar a noite. Em geral, isso não é permitido em abrigos e acaba diminuindo a procura.