Prefeitura de FW divulga nota de esclarecimento sobre galerias pluviais

Na tarde desta quinta-feira, 14, a Prefeitura de Frederico Westphalen divulgou uma nota de esclarecimento sobre os transtornos provocados pelo grande acúmulo de chuva registrado ontem, 13. Dentre os bairros que tiveram problemas com alagamentos, o bairro Aparecida e bairro Ipiranga tiveram maiores transtornos devido ao andamento das obras de galerias pluviais. Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Frederico Westphalen, por meio desta nota, busca esclarecer as dúvidas da comunidade frederiquense em relação as galerias pluviais dos Bairros Ipiranga e Aparecida. A forte chuva do dia 13 de abril causou transtornos e alagamentos em determinados pontos dos Bairros, por isso, convém o esclarecimento sobre a execução das obras.
Os registros do dia 13 de abril de 2016 apontam para o maior índice de precipitação registrado até o momento, sendo de 28.4 mm em uma hora, segundo o Inmet; o registro anterior de maior precipitação foi de 26.8 mm em uma hora.
As galerias foram projetadas para suportar até mesmo esse grande volume de água, como aconteceu na quarta-feira, dia 13. Contudo, as obras não foram concluídas e, por isso, os locais continuam alagando em determinados pontos.
Quando o desafio de executar estas obras foi assumido, era de conhecimento da Administração Municipal as dificuldades a serem enfrentadas, entretanto, o compromisso sempre foi de solucionar essas demandas históricas, e isso está sendo cumprido dentro do cronograma de obras. A Administração Municipal de Frederico Westphalen está a disposição para esclarecimentos à comunidade frederiquense, de maneira transparente. Confira a situação de cada galeria:

Galeria do Ipiranga
Esta obra é proveniente de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Enio Bacci, com recurso conquistado e empenhado no ano de 2014. O projeto, que foi desenvolvido após o empenho, contempla a coleta das águas pluviais do trevo de acesso e esquina das ruas Arthur Milani, Piratini, Olavo Bilac e Tenente Lira. O valor da obra é de R$ 600 mil.
Nesta galeria foram executadas apenas 50% das obras, estando há 4 meses parada por falta de repasse do Governo Federal. A parte da galeria que já foi executada tem por finalidade escoar a água após a coleta nas redes de bocas de lobo – que ainda não foram executadas.
O dimensionamento das bocas de lobo foram projetados para trabalhar em série, cada uma coletando um volume de água de determinado trecho, faltando a execução de 9 bocas de lobo. As bocas de lobo executadas não tem a capacidade de absorver a água, com volume e velocidade acumulados nos trechos, até que a obra não seja concluída.
Esse excesso de água, que causa tantos transtornos à comunidade, provém da coleta da BR 386, que deságua dentro do município, sendo que já foi solicitado ao DNIT para que seja dado o escoamento correto para o trecho.

Galeria do Aparecida
A galeria está com 72,5% das obras concluídas. Apesar de o número parecer significativo para um bom escoamento, a realidade é que estão faltando os itens de menor volume de obra, mas que completarão o sistema projetado, solucionando assim o problema. O valor da obra da galeria pluvial é de R$ 1, 5 milhão.
Nas ruas José Bonifácio, 15 de novembro e Miguel Couto, faltam ser executadas 9 caixas do tipo boca de lobo, e também o trecho da tubulação da Rua Caí até o bueiro da BR 386. O cronograma de execução da presente obra termina em julho de 2016.” 

ASCOM – Prefeitura de Frederico Westphalen