Nos dias 18 e 19 de novembro a UFSM/FW sediou o I Seminário Estratégico Integrado: PPGAAA e PPGCTA, promovido pelos Programas de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e em Agronomia – Agricultura e Ambiente.
A tarde do dia 18 foi marcada pelo minicurso “Machine Learning para Pesquisas Ambientais”, ministrado pelo egresso do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e pesquisador da UFSCar, Marcos Roberto Benso. Os participantes foram alunos da pós-graduação, além de alunos da graduação e docentes do campus.
Na terça-feira (19) pela parte da manhã, foi realizada a abertura do evento, com a presença do Diretor da UFSM/FW, Braulio Otomar Caron, da Vice-diretora e Coordenadora Acadêmica, Eliane Pereira dos Santos e dos coordenadores do PPGCTA e PPGAAA, professores Samara Terezinha Decezaro e Marcos Toebe. Na sequência, foi realizada uma breve apresentação dos dois programas e da Secretaria Integrada de Pós-graduação.
Em seguida, ocorreu a primeira palestra do evento, “Insights para a internacionalização das ações de pesquisa e inovação”, que teve como palestrante o professor Edinalvo Rabaioli Camargo, professor da UFPEL. Posteriormente, foi realizada a mesa redonda “Internacionalização – Expectativas e vivências”, que teve como mediadora a professora visitante do PPGCTA Adriana Carolina Gamboa e participação de discentes estrangeiros do PPGAAA, Issufi Silla e Rafael Pedro dos Santos. Finalizando a parte da manhã do evento, foi realizada a palestra “Crise Climática – Contribuição dos PPGs na Prevenção e Remediação de Desastres”, que teve como ministrante o pesquisador da UFSCar Marcos Roberto Benso.
Na parte da tarde, o evento foi finalizado, com um momento em que os programas, separadamente, fizeram a sua autoavaliação, com a contribuição de discentes, docentes e técnicos-administrativos. Foram mostrados dados dos programas, um panorama de como os programas estão e como podem melhorar, realizando também a matriz SWOT, para elencar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos programas. Essa estratégia foi aplicada como forma de avaliação e planejamento contínuos, servindo de base para a formulação dos objetivos estratégicos e o fortalecimento das ações institucionais. Com esse encerramento reflexivo e participativo, o evento reafirmou o compromisso dos programas com a excelência, com foco na formação de recursos humanos.