
Posto Médico-Legal de Frederico Westphalen é entregue ao Instituto-Geral de Perícias
Estrutura reformada deverá atender 32 municípios da região após mais de cinco anos de inatividade
Após um período de reformas e adequações, a Prefeitura de Frederico Westphalen promoveu, na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, o ato simbólico de entrega das obras do Posto Médico-Legal (PML) ao Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul.
A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Girardi e da primeira-dama Vera Girardi, além dos secretários Ernesto Baggio (Administração), Valdenir Cadore (Coordenação e Planejamento), Cássio Zatti (Saúde), Armando Grassi (Obras) e Júlio Rosatto (Agricultura).
O Poder Legislativo Municipal foi representado pelo diretor da Câmara, Joselito Ambrosi, que participou em nome do presidente do Legislativo, Ismael Cocco dos Santos, e pelos vereadores Belonir Vendruscullo, Aline Caeran, Rúbia Dal Puppo Maas e Adilson Severo.
Representando o Instituto-Geral de Perícias, esteve presente a chefe regional, papiloscopista Cacilda Rosato, além de servidores, colaboradores e membros da comunidade.
Localizado junto ao Cemitério Jardim da Saudade, o Posto Médico-Legal estava fechado desde 2019, em razão da falta de médico-legista. Agora, após as melhorias estruturais, o espaço será reativado e voltará a oferecer serviços essenciais à comunidade regional.
O imóvel, com 74 metros quadrados, é cedido pelo município ao Estado e recebeu um investimento de R$ 63 mil, aplicado em obras de reforma e adequação para atender às exigências técnicas do IGP.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Orlando Girardi destacou as dificuldades enfrentadas pelas famílias que, durante o período de fechamento do PML, precisavam aguardar longas horas pela liberação de corpos encaminhados a municípios distantes.
“Somente quem passou por momentos como esses sabe o quanto é doloroso ter que esperar para se despedir de um ente querido. É uma situação que causa um enorme impacto emocional”, lamentou o prefeito.
Girardi também mencionou o caso do falecimento de Vanderlei Gilberto Cadore, irmão do secretário Valdenir Cadore, ocorrido há um ano. Na ocasião, a família enfrentou demora na liberação do corpo. “Quando o secretário Cadore me disse que faria o possível para reabrir o Posto Médico-Legal, dei carta branca e todo o apoio. Hoje, estamos felizes por concretizar essa conquista, com o apoio da deputada Silvana Covatti e do Governo do Estado”, destacou Girardi.
O prefeito anunciou ainda que encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para nomear o Posto Médico-Legal como “Vanderlei Gilberto Cadore”, em homenagem à motivação que impulsionou a reabertura do serviço.
Emocionado, o secretário Valdenir Cadore agradeceu o apoio da administração e lembrou os momentos de angústia vividos pela perda do irmão. O ato contou também com a presença da esposa de Vanderlei, Dóris Teixeira Cadore, e dos filhos Bernardo e Débora Cadore.
Atendimento regional
Com a reativação, o Posto Médico-Legal de Frederico Westphalen passará a atender 32 municípios da região, contando com uma equipe formada por três peritos médico-legistas e dois técnicos em perícias, selecionados por meio de processo seletivo simplificado do Governo do Estado.
O Posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP), localizado na Rua José Cañellas, 398 – Centro, continuará realizando exames de corpo de delito, perícias diversas e atendimentos a vítimas de violência sexual.
Já o Posto Médico-Legal (PML), situado junto ao Cemitério Jardim da Saudade, voltará a ser o local de referência para a realização de necropsias em casos de morte violenta, como homicídios, suicídios e acidentes domésticos, de trânsito ou de trabalho.
