Polícia Federal indicia morador do RS por suspeita de planejar atos terroristas

A Polícia Federal (PF) indiciou um morador de Porto Alegre suspeito de planejar atos terroristas. O homem, que não teve a identidade divulgada, está preso preventivamente desde outubro do ano passado.

Ele é investigado por promoção de terrorismo e racismo. O inquérito foi enviado para a Justiça Federal na manhã desta sexta-feira (21).

“O indiciado, caso condenado pela Justiça, poderá responder a crimes que, se somadas e aplicadas as penas máximas, podem atingir mais de 20 anos”, afirma a instituição.

Conforme a PF, o homem mantinha contato com extremistas no exterior, inclusive, manifestando interesse em se juntar a grupos terroristas. Ele teria realizado pesquisas sobre execução de atentados e fabricação de explosivos.

 

A investigação teve início a partir da identificação de um perfil nas redes sociais que publicava conteúdos promovendo grupos e líderes vinculados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico. A apuração verificou ainda a existência de postagens com discurso de ódio.

 

Apreensões em operação

 

Durante cumprimento de ordem judicial na residência do suspeito, foram encontradas facasmachadinhassoqueirasbastõesporretessoqueirasmunição, colete balísticomaterial incendiário e gás de pimenta.

De acordo com a PF, ainda havia materiais associados a grupos terroristas conteúdos que pregam a supremacia da raça branca.

A operação contou com apoio da Brigada Militar (BM) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Fonte: g1 RS

Foto: Divulgação/PF