Uma grande operação foi deflagrada pela Polícia Civil (PC) durante esta quinta-feira, 29, na região de abrangência da 14ª Delegacia Regional de Polícia Civil, com sede em Palmeira das Missões. Denominada Eleição Segura, a operação buscou coibir crimes eleitorais, porte e posse irregular de armas de fogo, disparos de arma de fogo, dentre outros delitos que pudessem prejudicar as eleições municipais deste domingo, 2 de outubro.
A operação mobilizou 39 policiais civis, sendo entre eles sete delegados, 15 viaturas e ainda contou com o apoio da Brigada Militar no município de Cristal do Sul. Ao todo, a Eleição Segura cumpriu 32 mandados de busca e apreensão em oito municípios da região, sendo eles Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Vicente Dutra, Seberi, Cristal do Sul, Vista Alegre, Lajeado do Bugre e Rodeio Bonito.
Apreensões
No total, foram apreendidas 11 armas de fogo, 157 munições, além de dois veículos e seis pessoas foram detidas. Todos os mandados, exceto os cumpridos em Palmeira das Missões, foram solicitados e tem as investigações comandas por diversas delegacias da região. No município palmeirense, os mandados de busca e apreensão cumpridos foram solicitados pelo Ministério Público Eleitoral, em investigações já em aberto. Em Palmeira das Missões também, todos os mandados tinham ligação com crimes eleitorais, enquanto nos demais municípios, outros crimes, além dos eleitorais, também foram alvo de mandados.
Confira o que foi apreendido:
Delegacia de Polícia de Vista Alegre
Cumpridos três mandados, sendo apreendidas três armas (uma espingarda, um revólver e uma pistola), 90 munições e uma pessoa detida.
Delegacia de Polícia de Jaboticaba
Cumpridos quatro mandados em Lajeado do Bugre, sendo apreendidas duas armas (uma espingarda e um revólver), 58 munições e duas pessoas detidas.
Delegacia de Polícia de Vicente Dutra
Cumpridos cinco mandados, sendo apreendida uma arma (revólver), nove munições e uma pessoa detida.
Delegacia de Polícia de Rodeio Bonito
Cumpridos 14 mandados em Cristal do Sul, um mandado em Seberi, um em Frederico Westphalen e um em Rodeio Bonito. Ao todo, foram apreendidos R$ 17 mil, cinco armas (duas espingardas e um revólver), munições, documentos com possível contabilidade de compra de votos, miguelitos, dois veículos, grande quantidade de pólvora e duas pessoas detidas.
Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões
Cumprido três mandados, sendo apreendidos documentos e vales referentes a investigação de crime eleitoral
O Alto Uruguai