Polícia Civil indicia suspeitos por furtos durante show em Frederico Westphalen

A Polícia Civil finalizou a investigação sobre furtos mediante fraude que ocorreram durante a apresentação da banda Paralamas do Sucesso no Parque de Exposições, na noite de 16 de maio de 2025. Os criminosos, atuando como falsos vendedores ambulantes, aplicaram um golpe que resultou em perdas financeiras significativas para duas vítimas.

Segundo a apuração, os golpistas, ao receberem o cartão para pagamento, alegavam uma falha na máquina. De forma dissimulada, trocavam o cartão da vítima por outro similar e o devolviam. Enquanto os clientes realizavam o pagamento via Pix, os criminosos usavam os cartões originais para fazer compras de alto valor. Os prejuízos somaram R$ 4.754,77 para uma vítima e R$ 19.566,00 para outra.

Após um trabalho de investigação e monitoramento, a equipe da Delegacia de Polícia de Frederico Westphalen conseguiu identificar e rastrear os suspeitos. A captura ocorreu no estado de Minas Gerais, onde foram presos em flagrante por associação criminosa. Na ação, foram recuperados 103 cartões bancários furtados, incluindo os das vítimas do show.

Os investigados foram indiciados pela Polícia Civil pela prática de dois crimes de furto mediante fraude (Art. 155, §4º, II, do Código Penal) em concurso material (Art. 69, caput, do Código Penal), além do crime de associação criminosa (Art. 288, caput, do Código Penal).

O Delegado Jacson Oiliam Boni reforçou a importância da cautela em eventos com grande concentração de pessoas: “É fundamental que as pessoas evitem entregar seus cartões a terceiros e confiram sempre se o cartão devolvido é o mesmo entregue para o pagamento.”