O Poder Legislativo de Frederico Westphalen participou nesta segunda-feira, 17, de uma mobilização em defesa da agricultura familiar. O ato, que iniciou em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e prosseguiu até o Banco do Brasil, reuniu centenas de agricultores de 23 municípios da região do Médio Alto Uruguai, além de lideranças e representantes de sindicatos e cooperativas.
A pauta da manifestação, promovida pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), contou com diversas reivindicações, dentre elas, o pedido de prorrogação automática dos créditos rurais vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ao Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), a revogação das resoluções que limitam a cobertura do Proagro, a criação do programa “Desenrola Rural” para renegociação de créditos, a criação de um fundo de catástrofes para emergências climáticas e a anistia de parcelas de programas de incentivo, como o Troca-Troca de Milho, dentre outras.
Além da presidente, Marizete Frozzi, a Câmara Municipal esteve representada no ato pelo vice-presidente, Ismael Cocco dos Santos; o primeiro-secretário, Alessandro Molossi; o segundo-secretário, Adilson Severo e os vereadores Aline Ferrari Caeran, Leandro Mazzutti e Lídio Pedro Signori.
Na oportunidade, os vereadores se colocaram à disposição para ajudar os trabalhadores rurais no que tiver alcance do Poder Legislativo.