Fazendo parte do Teia, programa de voluntariado dentro da Cooperativa de crédito, a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG em parceria com o Grupo Creluz, desenvolveu uma ação especial para marcar o Dia da Árvore (21 de setembro), fortalecendo a intercooperação. Durante a semana, foram entregues gratuitamente mais de mil mudas oriundas do Horto Florestal da Creluz, em 12 municípios que o Sicredi está inserido em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, como Pinhal/RS, por exemplo. O objetivo foi a conscientização ambiental, através do fomento ao plantio e cultivo de árvores.
De acordo com o gerente do Sicredi em Pinhal/RS, Lindomar Favretto, ações como esta, fortalecem o sexto princípio do Cooperativismo na comunidade.
– Foi uma forma de estreitarmos o relacionamento com os associados e com a sociedade em geral e, também, conscientizá-los sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. A instituição apoia projetos e iniciativas como esta que visam o bem-comum, e a conscientização da população sobre esta grande riqueza natural. Além disso, esta ação foi importante pelo fortalecimento da intercooperação, que é o sexto princípio do Cooperativismo, entre o Sicredi e a Creluz, que doou de forma gratuita as mudas para a distribuição. Então, somos muito gratos a esta cooperativa de energia que sempre está nos ajudando em várias iniciativas – ressalta o gerente.
O Teia
O programa nasce da essência da cooperação instituída na Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e tem como objetivo geral promover a inovação do voluntariado com o engajamento do público interno e externo, com propósito de realizar a cooperação e intercooperação das entidades e pessoas, criando uma grande teia de solidariedade com o olhar de abundância e prosperidade nas localidades aonde está inserida.
Com Teia é possível atender as demandas da Agenda 2030, com o foco nas pessoas e na comunidade, agregando para a construção de um mundo sustentável e cooperativo.