Ainda que reconheçam o uso do preservativo como a melhor forma de prevenção contra DSTs e Aids, muitos brasileiros ainda adotam um comportamento de risco.
De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizada pelo Ministério da Saúde em 2013, na região Sul, 96% das pessoas sabem da importância da camisinha, mas 40% da população sexualmente ativa não fez uso de proteção com parceiros casuais.
Os dados regionais comparativos com as pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo em todas as relações sexuais, com parceiros casuais, nos últimos 12 meses teve uma queda em 2008, mas retornou ao mesmo índice do início da pesquisa em 2013 – 60,9% em 2004; 47,6% em 2008; 60,4% em 2013 – apesar das constantes campanhas de estímulo ao uso do preservativo durante todos esses anos. Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 16% em 2004 para 25% em 2008, chegando aos atuais 49% no ano de 2013.
Campanha do Carnaval
Pela primeira vez, a estratégia prevê a extensão da campanha, além do Carnaval, com adaptações, para festas populares, como São João e outros eventos, em todo o país, durante todo o resto do ano. A mensagem geral da campanha é informar o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.
Serão cerca de 129 mil cartazes em quatro versões – segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay – um spot de rádio, 315 mil folders explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV. Os materiais reforçam o slogan final usando a gíria “# partiu teste”, linguagem típica desta faixa etária prioritária.
C.P.