Idealizado ainda no ano passado pelo professor Ivan Cerutti, o projeto Pedalando Para a Escola se concretizou no início de 2015. Visando o bem estar das crianças e optando por uma alternativa que abrange a sustentabilidade, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vergínio Cerutti (CIEP), passou a disponibilizar bicicletas para os estudantes se deslocarem de suas casas até o ambiente escolar. O projeto foi apresentado para os pais e diretoria do colégio no início do ano letivo e teve uma ótima aceitação.

No primeiro momento, alunos com uma renda familiar de até três salários mínimos e que moram a uma distância de pelo menos 800 metros da escola foram contemplados com a bicicleta. Um acordo foi assinado na presença dos pais e CPM do colégio, no qual os mesmos concordam que o aluno usará o veículo durante o ano letivo e se tiver interesse poderá ficar com ele durante o próximo ano. Os estudantes também assumem o compromisso de melhorar ou manter a assiduidade, bem como cuidar do equipamento que irá usufruir no determinado período.

Em entrevista à Rádio Comunitária, a diretora da escola, Verenice Maria Kerkhefen comenta sobre o projeto:

As bicicletas são usadas por alunos do turno integral, foram adesividas e podem ser usadas em outras atividades, desde que sejam devidamente conservadas. A escola possui um espaço destinado ao estacionamento das mesmas e disponibilizou cadeados para cada aluno que participa do projeto. A iniciativa incentivou outros estudantes que também passaram a usar bicicleta para se locomover até a escola.

Mateus Vieira, aluno da 7ª série do CIEP, fala como é participar dessa iniciativa:

Pessoas ou empresas que tem interesse em doar bicicletas, mesmo que usadas, para a expansão e continuação do projeto devem entrar em contato com a secretaria da colégio pelo telefone: (55) 3744-2120.

Além de incentivar o exercício físico, o projeto contribui para a formação do aluno, pois o impulsiona a desenvolver responsabilidade e bom comportamento, aspectos fundamentais para o aprendizado durante as aulas.