Na última semana a Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Frederico Westphalen (Patram/FW) atendeu à sete ocorrências. Confira:
No dia 8 de fevereiro, uma guarnição do 2º Grupo de Polícia Ambiental (GPA) deslocou-se até o Interior do Município de Cristal do Sul, onde constatou a limpeza de três açudes em sequência. Ambos foram abertos e o barro percorreu até uma sanga que fica próxima. A água da sanga ficou dominada pelo excesso de barro. Houve também a supressão de algumas árvores nativas que ficavam na margem dos açudes. A obra foi realizada sem a licença ambiental. Um boletim de ocorrência foi registrado e serão encaminhados relatórios aos órgãos competentes, para a responsabilização do infrator.
No dia 10 fevereiro, uma guarnição em patrulhamento pelo Interior do Município de Iraí, constatou a supressão de vegetação nativa em 4.000m², sem licença ambiental. Foi lavrado Termo Circunstanciado e serão encaminhados relatórios ao Ministério Público e ao Judiciário, para a responsabilização do infrator.
No dia 11, uma guarnição deslocou até a Linha Santa Maria Goretti, interior do município de Iraí, onde atendeu solicitação do Ministério Público e realizou vistoria em uma propriedade, a fim de verificar cumprimento de acordo entre as partes.
No dia 12, a equipe foi até a barragem João Amado no Rio Guarita, interior do município de Palmeira das Missões, para efetuar operação contra a pesca predatória. Foram recolhidos 720m de redes de malhas diversas, não sendo encontrados os proprietários. Foi realizada a soltura de três peixes sendo dois da espécie cascudo e um da espécie pintado.
No dia 13 de fevereiro, uma guarnição, atendendo denúncia, deslocou até o Interior do Município de Vicente Dutra, onde constatou a supressão de vegetação nativa de médio a grande porte, em uma área de 4.000m², composta por camboatã, canela preta, guajuvira, canela de veado e loro. O desmatamento foi realizado sem a licença ambiental. Foi lavrado Termo Circunstanciado e serão encaminhados relatórios ao Ministério Público e ao Judiciário, para a responsabilização do infrator.
Já no dia 15, uma guarnição do 2º GPA de Frederico Westphalen atendeu denúncia de poluição por foligem e partículas de grãos, no município de Frederico Westphalen, vistoriou uma Empresa, onde não foram constatados os problemas relatados na denúncia.
Ainda no dia 15, uma guarnição, atendendo à ofício do Ministério Público, deslocou-se até as Linhas Bela Vista e Uvaieira, interior do município de Iraí e na Rua Augusto Pestana, onde averiguou se os proprietários cumpriam acordos firmados com o MP.
Patram/FW