A Polícia Civil deflagou na manhã desta quarta-feira, 29, a Operação Novo Cangaço, de combate a roubo de bancos no Noroeste do Rio Grande do Sul. A ação é resultado da investigação dos ataques às agências do Sicredi e Banrisul de Miraguaí, além do roubo à Brigada Militar da mesma cidade. Um PM foi feito refém e usado como escudo humano pela quadrilha.
A operação comandada pelo delegado de Miraguaí, Roberto Fagundes Audino, está cumprindo 16 mandados de prisão, 29 mandados de buscas e apreensões e o sequestro de quatro veículos e um implemento agrícola, todos adquiridos com o dinheiro dos roubos.
Os mandados serão cumpridos nas cidades de Redentora, Miraguaí, Tenente Portela, Três Passos, Planalto, Cerro Grande, Carazinho, Vacaria e Bom Jardim da Serra (Santa Catarina), inclusive com o auxílio de helicópteros.
Em aproximadamente 45 dias de investigação, a força-tarefa apurou que a quadrilha era composta por pelo menos 16 integrantes e era especializada em assaltos a bancos, roubos de veículos e roubos a estabelecimentos comerciais. Não estão descartadas as ações desta quadrilha em outros crimes.
Mais de 300 policiais civis e militares participam da ação envolvendo mais de 70 viaturas, além de dois helicópteros.
Província FM