Implementado em 2023, o Observatório Brasileiro de Comunicação e Crise (OBCC) reúne pesquisadores de cinco instituições brasileiras UFSM, USP, UFRGS, Fiocruz e PUCRS, com o objetivo de promover reflexões e práticas voltadas à gestão de riscos e crises sob a perspectiva da comunicação.
Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um dos coordenadores do projeto é o professor Jones Machado, docente do Departamento de Ciências da Comunicação do Campus de Frederico Westphalen (UFSM/FW). Alunos e outros professores do Campus também integram a equipe, contribuindo ativamente para as atividades de pesquisa, produção de conteúdo e articulação com outras instituições.
A criação do Observatório surgiu em um contexto pós-pandemia, marcado por diversas crises simultâneas que evidenciaram a falta de estrutura, planejamento e mentalidade de gestão de riscos e crises em organizações públicas e privadas. Até então, o Brasil não contava com uma iniciativa institucional voltada à memória, à análise e ao aprendizado comunicacional em situações críticas. O OBCC foi idealizado justamente para preencher essa lacuna, acompanhando casos de risco e crise em tempo real e observando como a comunicação é acionada no processo de gestão empreendido por governos, empresas, instituições, marcas e figuras públicas.
Em 2025, o Observatório tem aprofundado sua presença nacional. Já realizou a criação de uma equipe ampliada de colaboradores, contribuindo para uma maior diversidade de conteúdos e perspectivas. Também publicou entrevistas com especialistas das áreas da saúde e da comunicação, promovendo o diálogo entre diferentes campos do conhecimento. Além disso, reformulou sua marca e ampliou oficialmente sua atuação para além da comunicação de crise, integrando outras frentes já trabalhadas desde sua origem.
Objetivos para o restante do ano
Entre os objetivos ainda previstos para 2025, o OBCC se prepara para o lançamento do Glossário de Crise, um e-book produzido de forma coletiva com a participação de dezenas de pesquisadores, professores e profissionais do setor. Também integra a elaboração do Guia de Integridade da Informação, uma iniciativa conjunta da Fiocruz, Embrapa, ONU e Secom/RS, com lançamento previsto para a COP30.
Texto: Conrado Araujo, Bolsista da Agência de Notícias da UFSM
Revisão: Gracieli Fernandes, Divisão de Divulgação Institucional da UFSM/FW