Foi autorizado pela Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) e assinado nesta quinta-feira, 14, o contrato com a empresa responsável pela execução da obra da rede coletora e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Frederico Westphalen, que terá um investimento de R$ 9 milhões.
Quase um ano depois do anúncio feito pela Companhia em 20 de janeiro de 2015, o projeto deverá iniciar nos próximos dias. A empresa tem o prazo de 18 meses para conclusão da obra.
O prefeito, Roberto Felin Junior, comemora mais um passo dado para a realização deste projeto, que terá capacidade para receber 60% da produção de esgoto do município. “Licitações superadas, projeto de execução da estação aprovado, início de obra assinado, parabéns a todos os envolvidos. Para nós da Administração, essa obra tem um significado especial, pois estamos falando de uma demanda de um município com 60 anos e que terá seu primeiro metro de esgoto tratado. Foi um compromisso que assumimos visitando muitos empresários, moradores dos bairros e por isso sabíamos da necessidade do tratamento de esgoto, uma demanda de toda a cidade”, assegurou o prefeito.
Na fase inicial, o Sistema 04 (SO4) deverá atender parte da sede urbana do município com área de 831.203 metros quadrados, sem a necessidade de implantação de elevatórias. Futuramente, também poderá ser atendido o Sistema 03 (SO3), com área de 402.574 metros quadrados; o Sistema O5, com área de 901.666 metros quadrados, e o Sistema O6, com área de 540.916 metros quadrados.
Heloise Santi/Folha do Noroeste