Afim de levar a conscientização ao autocuidado da mulher e do homem, nos meses de outubro e novembro, as 14 unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) intensificam as ações informativas dos movimentos de prevenção ao Câncer de Mama e Próstata, Outubro Rosa e Novembro Azul, por meio da campanha “Eu me cuido nos 365 dias do ano”.
A campanha faz alusão à quantidade de dias que possui um ano, chamando para reflexão de que a todo momento é preciso cuidar da sua vida, da sua saúde de alguma forma.
As atividades desenvolvidas incluem palestras e rodas de conversa, com o objetivo de informar, educar, orientar e prevenir contra os riscos da doença, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
Nas ações da Aapecan serão abordadas as formas de prevenção ao Câncer, que incluem a redução dos riscos da doença, a busca pelo diagnóstico precoce e as medidas de impacto da doença na qualidade de vida do paciente durante o tratamento oncológico.
Sobre Aapecan
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é entidade que não visa lucro, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de Câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e 11 Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.
Mais informações sobre as atividades da Unidade Ijuí da Aapecan podem ser obtidas no endereço Travessa Alvarenga Peixoto, 47, Bairro São Paulo, ou consultadas pelo telefone (55) 3333.0289 ou WhatsApp (55) 9.8153-0123.
A busca pelo diagnóstico precoce
As campanhas abordam a busca pela qualidade de vida, por meio de ações a fim de reduzir os riscos de desenvolver a doença, incluindo a adoção de um estilo de vida saudável, a prática de atividades físicas e a manutenção do peso corporal adequado.
Além disso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro são os passos iniciais para se evitar o desenvolvimento do Câncer, assim como o acompanhamento médico e a realização dos exames de rotina.
Lembrando que, em sua fase inicial, o Câncer muitas vezes não apresenta os sintomas, sendo necessário buscar o diagnóstico por meio de exames de imagem.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 13% dos casos de Câncer de mama em 2020, no Brasil, poderiam ter sido evitados por meio da redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, o sedentarismo.
Tendo como prioridade manter o bem-estar do usuário durante o tratamento oncológico, a Aapecan analisa as necessidades de cada família, sob orientação de assistentes sociais e psicólogas. Assim, são oferecidos espaços para a realização de oficinas, grupos de apoio e palestras informativas, que auxiliam o usuário a enfrentar o tratamento com leveza e ressignificação.
Sobre o Outubro Rosa
O Câncer de mama é uma doença que atinge mulheres de diferentes faixas etárias, transformando as percepções da mulher em relação ao corpo, autoestima, e até mesmo, sobre a vida. Desta forma, o movimento Outubro Rosa, que surgiu em 1985 e tem sua data magna em 19 de outubro, hoje é mundialmente conhecido, por buscar conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Sobre o Novembro Azul
O movimento Novembro Azul surge em 2003, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado em 17 de novembro. No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), não se sabe o que causa este tipo de Câncer, tornando-se prioritário adotar medidas de prevenção que reduzam os riscos da doença.