Andando pelas ruas de Frederico Westphalen conseguimos perceber alguns veículos abandonados por meses ou até anos nas vias. Muitas vezes carros sem a documentação adequada ou em péssimas condições para trafegar são esquecidos em ruas, ocupando as vagas de estacionamento e se tornando locais propícios para fonte de poluição (vazamento de combustível e óleo, oxidação de metais, com consequente contaminação do solo) e de criatório para vetores transmissores de doença (mosquito da dengue, ratos, aranhas, cobras, etc.)
A Rádio Comunitária buscou informações sobre que atitudes as pessoas devem tomar para que carros abandonados nas ruas de Frederico Westphalen sejam recolhidos. No entanto, ao entrar em contato com o Secretário de Trânsito do município, Joncemar Reolon, foi identificado que o código de postura, no qual se encaixaria esse tipo de problemática é de 1976 que, além de estar desatualizado, não possui nada relacionado a veículos abandonados.
Um novo do Código de Postura
Um código de postura renovado já está em andamento, o mesmo deve abordar a questão de negligência com veículos nas ruas e visa autuar os proprietários alertando que o automóvel ficará passível de recolhimento através de guincho. Outras questões como carcaça de veículos nos pátios de ferros-velhos também será discutida, por tratar-se de uma questão ambiental.
Ainda de acordo com Reolon, proprietários que possuem veículos nessas condições, devem procurar regularizar o mesmo ou encaminhar para um local adequado (garagem ou ferro-velho), pois o novo Código de Postura não demora muito para entrar em vigor.
Levando em consideração que a frota de veículos na região do Médio Alto Uruguai vem aumentando com o passar dos anos, é importante pensar no bem-estar coletivo e ter a consciência de que as ruas frederiquenses não são cemitérios de automóveis.