Espaço na URI vai guardar a história de Frederico Westphalen

O museu Municipal Wilson Lütz Farias, de Frederico Westphalen, está de mudança. A nova sede que será na Universidade Regional Integrada (URI), campus de Frederico Westphalen. O novo local contará com quatro salas exclusivas para a acomodação dos itens históricos que fazem parte da história do município e da região do Médio Alto Uruguai.

Conforme a responsável pelo setor de cultura da Secretaria Municipal de Educação (Smec), Lisiane Maria de Azevedo Carvalho, as peças já foram transferidas e estão sendo organizadas. O novo espaço conta com uma sala com iluminação e ventilação adequada para abrigar o arquivo histórico, além outras condições necessárias para que documentos e fotografias possam ser retirados das caixas e expostos. “Estávamos em uma única sala e não era possível fazer a separação adequada dos objetos. Agora, com mais salas disponíveis, vamos separar os temas, como peças indígenas, religiosas, antiguidades, entre outras. Além disso, teremos uma sala adequada para receber o arquivo histórico, pois existem cuidados específicos para que eles possam ser manuseados e não sejam danificados”, explicou Lisiane.

A decisão da mudança levou em consideração diversos fatores, como custo-benefício em que o valor do aluguel será menor do que estava sendo gasto anteriormente. De acordo com Lisiane, uma das novidades é que agora o museu terá um espaço exclusivo para visitantes que precisarem fazer pesquisas. 

A fim de evitar aglomerações, ainda não há data para abertura oficial do museu.

 

*ASCOM Prefeitura Municipal