Material é baseado em estudos feitos fora do Brasil e foi traduzido para o português por Guilherme de Oliveira
A mesa diretora da Câmara Municipal de Frederico Westphalen, representando os edis, recebeu um material sobre assistência social, econômica, educacional e combate à violência contra pessoas com autismo. O trabalho foi feito de forma minuciosa pelo profissional do Direito e autista Guilherme de Oliveira.
De acordo com ele, o objetivo de entregar esses estudos aos legisladores é possibilitar a análise e posteriormente a criação de políticas públicas semelhantes em Frederico Westphalen e, até, no Brasil. “Nos Estados Unidos, por exemplo, quando um autista tem uma crise, não é um policial que é chamado para atender é o serviço de saúde ou bombeiros”, exemplificou.
O encontrou contou, também, com a presença da mãe do Guilherme, a professora, Elenice Szatkoski, que pontuou demandas principalmente voltadas ao campo da educação e diagnóstico precoce.
– É gratificante para nós estar recebendo um trabalho tão grandioso como este. Sabemos o quanto ainda precisamos evoluir neste sentido e não tenho dúvidas que o auxílio da comunidade e, especialmente de quem entende e vivencia o tema é essencial – ponderou o membro da mesa diretora da Câmara, Raul Pazuch da Silva.
De posse dos documentos os vereadores deverão estudar e em conjunto tentar viabilizar a implementação de pelo menos parte das propostas.
Além da tradução dos artigos os vereadores forma presenteados com livros escritos pela professora Elenice.