Médio Alto Uruguai alinha demandas com a RGE

Reunião online organizada via Federasul relatou principais dificuldades e alinhou demandas da classe empresarial com a companhia

Dando sequência ao encontro organizado pela Federasul, entre as lideranças empresariais regionais e a RGE realizada na última semana, nesta sexta-feira, 30, uma nova reunião online aconteceu, agora focada nas demandas da região do Médio Alto Uruguai. O vice-presidente regional da Federasul e conselheiro fiscal da Associação Empresarial ACI/CDL de FW, Ramir Severiano, abriu o encontro destacando a importância do diálogo e o encaminhamento das principais demandas dos municípios, já que a qualidade da rede de energia é fator primordial para o bom funcionamento das empresas locais, em especial, aos empreendimentos da área rural que vem recebendo muitos investimentos para expansão.

Na reunião, estiveram presentes prefeitos, secretários municipais, presidentes de associações empresariais e outras lideranças, que relataram os principais pontos que necessitam de encaminhamentos a curto e médio prazo por parte da RGE. A Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen esteve representada pela presidente, Patricia Cerutti, e o vice-presidente, Rogério Vargas dos Santos.

O consultor regional da RGE, Jonathan Koenemann, iniciou sua participação apresentando alguns dados da região sobre o mapa de investimentos, planejamento geral, inspeções da rede e substituições de postes nos municípios. Destacou, também, o exemplo do trabalho que vem sendo realizado junto ao poder público em alguns municípios para a conscientização da população sobre o não plantio de árvores nas áreas rurais de rede de baixa tensão, questão que impacta diretamente na manutenção e substituição de postes por parte da companhia.

Com relação às oscilações da rede relatadas, a RGE apresentou a possibilidade já realizada em algumas localidades da instalação de um aparelho na rede para avaliação e, em caso de baixo nível de tensão, a companhia realiza a obra de ajuste sem custo. Em caso de necessidade de ampliação de carga, no caso de aumento de maquinários e expansão das empresas na área rural, por exemplo, a empresa realiza o projeto mediante registro do pedido nos canais de comunicação. Sobre os valores para a viabilização da obra, foi comunicado que a avaliação é regulada pela ANEEL, mas há uma resolução que possibilita a negociação com empresas terceirizadas conforme urgência e demais formas de custeio.

Sobre os desligamentos da rede de energia, a RGE informou que busca realizar as manutenções nos finais de semana e horários alternativos, conforme planejamento, porém possui limitações de atuação por conta de situações adversas que podem acontecer. Na reunião, ficou definido que a empresa irá comunicar também às Associações Comerciais e Industriais da região os avisos de desligamentos para envio às empresas, reforçando a divulgação já realizada através da imprensa local. Ao final da reunião, os participantes agradeceram a oportunidade do diálogo e se mantiveram disponíveis para manter uma relação próxima e resolutiva conforme surjam novas demandas.

 

*Divulgação AEFW