Considerado o momento mais nobre da vida de uma Cooperativa, as Assembleias são o espaço de participação dos associados da gestão e desenvolvimento da Cooperativa. Neste ano, a Sicredi Conexão encerrou estes momentos com a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO), que aconteceu no dia 11 de abril, contando com a participação virtual dos coordenadores de núcleo dos três Estados de atuação.
Antes disso, foram promovidas 33 assembleias de forma híbrida, sendo realizados encontros presenciais em cada município que a instituição está presente e a disponibilização do momento digital – para aqueles que preferiram participar neste formato. Elas iniciaram em 15 de fevereiro pelo município Sede da Cooperativa, Rodeio Bonito/RS, e seguiram até 27 de março, com a última assembleia de núcleo em Extrema/MG.
– Decidimos pelo formato híbrido, porque desejamos sempre que o maior número de associados possa participar das decisões da Cooperativa, pois entendemos que transparência é muito mais que uma obrigação, ela é um valor que não abrimos mão. Além disso, o voto sendo manifestado pelo dispositivo eletrônico, tanto no presencial como no digital, proporciona que o associado expresse sua opinião secretamente, sem se expor –, destaca a presidente da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná.
As discussões dos temas levados à assembleia começaram ainda em janeiro, quando o Conselho de Administração conduziu com apoio dos Gerentes de Agência, os Encontros Preparatórios com os Coordenadores de Núcleo em encontros regionais, um por Estado, coletando contribuições de todos os participantes sobre os assuntos que seriam tratados com os demais associados. Compuseram a pauta de votação das assembleias, a reforma e consolidação do Estatuto Social da Cooperativa, a prestação de contas do exercício de 2022, destinação de resultados e eleição do Conselho de Administração, além de outros assuntos estatutários e de interesse do quadro social. Também foram apresentadas as ambições estratégicas da Cooperativa para este ano.