Na manhã desta terça-feira, 31, o gabinete do prefeito foi palco da entrega de documento que oficializa a devolução de R$ 300 mil do orçamento da Câmara de Vereadores ao Poder Executivo. O objetivo é fortalecer financeiramente o município para investir em ações e medidas de controle à disseminação do coronavírus em Frederico Westphalen.
A reunião contou com a presença do prefeito, José Alberto Panosso, do presidente do Poder Legislativo, João Vendrusculo, dos vereadores Inácio Panosso Júnior, Jaques Douglas de Oliveira e José Armando Grassi, e das secretárias da Administração, Marizete Frozzi, da Fazenda, Simone Duarti da Silva, e da Saúde, Lea Tomschke.
Para o prefeito, o recurso devolvido pelo Legislativo vem em um ótimo momento, pois o município enfrenta situação de Calamidade Pública em virtude do coronavírus. Além disso, devido à suspensão das atividades econômicas, a arrecadação teve queda considerável. “Temos muitos serviços públicos que devem ser mantidos. Além disso, enfrentamos outra situação de emergência que é em relação à seca. Nossos agricultores precisam de ajuda e estamos trabalhando com muita intensidade em várias frentes, pois toda nossa comunidade está sofrendo neste momento”, apontou o prefeito.
Segundo o presidente do Legislativo, todos os vereadores foram favoráveis à devolução do valor de forma antecipada, e isso demonstra o comprometimento com as ações da Administração Municipal. “Todos sabemos o quanto a Administração Municipal está empenhada em encontrar soluções para a população. Essa situação calamitosa que enfrentamos devido ao coronavírus, precisa do apoio e participação de todos para que possamos superá-la”, destacou Vendrusculo.
Conforme a Resolução 140/2020 da Câmara de Vereadores, a antecipação do valor deverá ser utilizada para suprir necessidades emergenciais do município em virtude do Estado de Calamidade Pública.
*Ascom/Prefeitura de FW