Legislativo autoriza criação de cargo de bibliotecário visando melhorar o acesso à leitura e à cultura

Sempre atenta às demandas da comunidade, nas suas mais diversas áreas, a Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen aprovou na terça-feira, 3, dia em que foi rememorado os 199 anos do Poder Legislativo no Brasil, mais uma proposição para incentivo à cultura e à leitura. Trata-se do Projeto de Lei Nº 040, que autorizou o Poder Executivo a criar o cargo de bibliotecário, que atuará na Biblioteca Pública Municipal Carlos Luiz Vendruscolo. “Parabenizamos todos os edis que se manifestaram favorável a esse projeto e ao Executivo por criar essa função no quadro dos cargos públicos do município, cumprindo assim a legislação”, comentou o presidente da Casa, Leandro Mazzutti.

O líder da bancada do MDB, Gabriel Lamonatto, enalteceu a importância do projeto e explicou que a criação da função já estava nos planos da Administração Municipal, mas que o Executivo estava incapacitado de fazer a contratação de pessoal em razão da Lei Federal nº 173/2020. “Além disso, tinha essa questão que é difícil achar pessoas com essa formação específica em Biblioteconomia, mas com certeza é um projeto muito importante, pois um profissional com essa capacidade técnica vai ajudar muito no desenvolvimento do trabalho em nossa biblioteca. Aliás, também defendo a ideia da construção de uma nova biblioteca, no espaço em frente à prefeitura, pois a cultura em específico é algo que precisamos valorizar e engrandecer em nosso município”, destacou Lamonatto.

O segundo-secretário, Raul Pazuch da Silva, explicou que uma das condições de admissão para o cargo será o concurso público, mas o município poderá contratar de forma emergencial. “Ressalto mais uma vez a importância de ser realizado um concurso público, pois temos muitos cargos que estão vagos e precisam de um concurso e esse é um deles”, frisou Pazuch.

A Sessão Ordinária ainda foi marcada pela Tribuna Popular, com a presença dos defensores públicos Thiago Oro Caum Gonçalves e Paula Moyses, que apresentaram um relatório dos atendimentos da Defensoria Pública de FW no último ano.