Após ter realizado a sua primeira Sessão Ordinária com transmissão na Língua Brasileira de Sinais (Libras), no dia 23 de agosto de 2022, durante a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen voltou a presenciar esse momento na Sessão da terça-feira, 8. Na oportunidade, as intérpretes do IFFar/FW, Ângélã Padilh e Tiara Riquelme, novamente de forma voluntária, traduziram a aprovação dos projetos e depoimentos dos vereadores para a língua sinalizada.
Desta vez, o momento foi ainda mais especial, porque um dos projetos aprovados (PL nº 100/2022) era justamente sobre a criação do cargo de Intérpretes de Libras no quadro de funções públicas do município. O PL chegou até o Executivo por meio do vereador Jacques Douglas de Oliveira, que ainda no mês de julho, na Câmara de Vereadores, havia recebido a proposição das mãos de Tiara e Ângélã e ficou encarregado de intermediar a vinda do PL à Casa Legislativa, pois como geraria custos ao município não poderia ser proposto pela Câmara.
No mês de agosto, Ângélã teve a oportunidade de participar da Tribuna Popular, quando também reforçou a importância de o município contar com Intérpretes de Libras para incluir as pessoas com deficiência auditiva, principalmente no processo de ensino-aprendizagem.
PL é aprovado de forma unânime
O PL foi aprovado por todos os vereadores da Casa, que manifestaram o seu voto favorável em pronunciamentos durante a discussão do projeto. Em sua fala, Jacques Douglas de Oliveira explicou como foi a tramitação no Executivo e demonstrou a sua alegria em estar aprovando essa proposição. “A nossa parte aqui na Casa Legislativa nós estamos fazendo e, com certeza, iremos continuar. Por isso, quero agradecer a todos os vereadores. Pela sua importância, esse foi um projeto que praticamente já veio aprovado. Estou muito feliz por ter ajudado em mais essa conquista para a nossa comunidade”, destacou Oliveira.
Raul Pazuch da Silva comentou o quanto esse projeto irá auxiliar as pessoas com deficiência auditiva, principalmente os alunos. Também citou o Projeto Calçada Legal e salientou que o Legislativo também está trabalhando na viabilidade da contratação de intérpretes para a transmissão em Libras de todas as Sessões da Câmara.
Já o presidente, Leandro Mazzutti, e o vice-presidente, Belonir Vendruscolo, lembraram das mobilizações do Poder Legislativo para com o tema da inclusão, que foi debatido com ênfase no mês de agosto, na Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Citaram que a Câmara também continuará trabalhando na defesa de implementações de políticas públicas que beneficiam os PCDs.
De acordo com o PL, serão contratadas duas Intérpretes de Libras, por meio de concurso público, para atuarem junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As profissionais irão auxiliar nas atividades em salas de aula e em eventos ligados ao ensino.