Iniciativa busca cadastrar doadores de sangue para garantir estoque do Hemocentro de Passo Fundo
A Administração Municipal de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria da Saúde, lançou a campanha de doação de sangue “Seja um doador campeão!”. As pessoas que se cadastrarem na secretaria para doar sangue estarão concorrendo a camisas autografadas do Grêmio, Internacional, União e Guarani.
O sorteio será realizado no dia 21 de fevereiro. Para concorrer às camisas, é necessário apenas se cadastrar na Secretaria Municipal da Saúde para doar sangue no Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso). Os doadores cadastrados desde o início do ano já estão concorrendo aos prêmios.
Para a responsável pela campanha de doação de sangue, “Seja um doador campeão!”, Honorina Tereza Ganzer, o objetivo é ter sempre à disposição doadores para repor os estoques do banco de sangue do Hemopasso. Além disso, se oferecer para doar sangue sempre é um exercício de solidariedade e amor com o próximo.
— As campanhas de doação de sangue são realizadas de forma contínua através de ações de divulgação, conscientização, cadastramento e busca de parcerias com diversos órgãos, entidades e pessoas de todo o Estado. Sempre trabalhamos com essas ações para reposição de sangue em casos específicos, como pessoas que precisam de transfusão em virtude problemas médicos, acidentes ou cirurgias, e para manutenção de estoques regulares no Hemocentro de Passo Fundo —, explicou Honorina.
As camisas foram doados pelos clubes que as entregaram à Secretaria da Saúde já autografadas.
– Agradecemos aos clubes pela sua generosidade e, com certeza, este gesto de nos ajudar nesta companha de doação de sangue será recompensada em amor –, destacou Honorina.
População solidária
Anualmente, a necessidade de recompor os bancos de sangue nos hemocentros, é grande, e a comunidade regional tem sido solidária em participar das iniciativas promovidas pelo Poder Público.
De acordo com Honorina, em 2019 foram feitos mais de dois mil cadastros com apoio de diversas entidades sociais, instituições, universidades e outras organizações, e levadas ao Hemopasso quase duas mil pessoas que fizeram doação de sangue. “É sempre um desafio manter o estoque em dia, pois é grande a demanda e nem sempre há voluntários”, frisou.
Requisitos para doar
– Estar se sentindo saudável
– Ter entre 18 e 69 anos (jovens a partir dos 16 anos já podem doar com autorização do responsável)
– Não estar em jejum
– Pesar mais de 50kg
– Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses
– Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses
– Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias
– Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida)
– Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses
– Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias
– Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade
– Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres)
– Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV
– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
– Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação
– Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas
– Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses
– Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48 horas. As demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo, sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas