O momento do Juventude no Campeonato Brasileiro não é nada bom. Derrotado pelo Palmeiras por 5 a 3 na noite de domingo, o time gaúcho igualou a sua maior sequência sem vencer na atual edição da competição. Com o revés, os comandados de Jair Ventura chegaram a quatro jogos e a distância para a zona de rebaixamento despencou para apenas dois pontos.
Apesar do recorte negativo dos últimos jogos, Jair Ventura afirma que a equipe vem tendo boas atuações e que isso já é um avanço importante para que as vitórias voltem e o principal objetivo da temporada seja alcançado, o de permanecer na elite do futebol brasileiro.
– Melhorar inúmeros detalhes. Diminuir os erros e mais efetividade no terço final. Acho que esse é o grande segrede, porque a gente vem jogando bem. Performando bem a gente está mais próximo, então é gente errar menos, ser mais efetivo que a gente vai conseguir o nosso objetivo – afirmou o comandante.
– A gente está no caminho certo do trabalho, está no caminho certo do rendimento, temos que fazer pequenos ajustes para voltar a vencer.
Antes dessa sequência indesejada, o Papo podia dizer que estava confortável na tabela de classificação. Isso porque, com a vitória por 2 a 1 diante do Fluminense, em Caxias do Sul, o clube chegou a abrir sete pontos. Naquela ocasião, ocupava a décima primeira posição com 32 pontos. No entanto, os fracassos em sequência fizeram com que a vantagem logo sumisse e se tornasse mínima.
Se já não bastasse a instabilidade vivida nas últimas rodadas, o Juventude tem calendário indigesto pela frente. No próximo final de semana, enfrenta o Flamengo, no Rio de Janeiro. Logo depois, terá os confrontos com Bahia e Fortaleza no Jaconi. Ou seja, somados ao jogo com o Palmeiras, uma sequência de quatro partidas contra times do G-6.
Com mais oito rodadas previstas, o time gaúcho projeta a necessidade de conquistar, pelo menos, mais nove pontos. Dessa forma, atingiria os 43 pontos, que seria o ponto de corte para permanência, levando em consideração o aproveitamento atual. No momento, o Ju é décimo quarto colocado com 34 pontos, dois a mais que o Corinthians que abre o Z-4.
– Vamos resolver isso antes, a gente vai trabalhar para resolver isso antes, mas se tiver que ser no penúltima rodada, na última, que seja, e seja que possa dar certo e vamos fazer de tudo para não voltar a disputar a Série B – concluiu o treinador alviverde.
Não é a primeira vez no Brasileiro que o Ju fica tanto tempo sem vencer. Entre a 17ª a 20ª rodada, o alviverde amargou uma sequência semelhante. Naquela ocasião, a marca iniciou no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, no Mané Garrincha, ainda sob o comando de Roger Machado. Logo após esse duelo, o treinador acertou a sua ida ao Inter e Jair Ventura assumiu. Com o novo técnico, empate com o São Paulo, em Brasília, e derrotas para Criciúma e Cruzeiro.