Julho amarelo: postos de saúde de Frederico Westphalen realizam dia D para testagem de hepatites virais

Ação acontece no dia 29, em todas as Unidades Básicas de Saúde, e tem como foco a identificação das hepatites B e C, que nem sempre apresentam sintomas.

Ação acontece no dia 29, em todas as Unidades Básicas de Saúde, e tem como foco a identificação das hepatites B e C, que nem sempre apresentam sintomas.

A Secretaria Municipal da Saúde de Frederico Westphalen promove, no próximo dia 29, o Dia D de combate às hepatites virais. A ação ocorre com a realização de testes rápidos na população para identificação das hepatites B e C, formas da doença consideradas silenciosas e perigosas, pois nem sempre apresentam sintomas.

A testagem é gratuita e será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h30min às 10h30min e das 13h às 16h. Para fazer o teste, basta ir até um dos postos de saúde e apresentar o cartão do SUS.

Além do Dia D, é possível realizar a testagem para as hepatites B e C a qualquer momento nos postos de saúde de Frederico Westphalen. As UBSs também disponibilizam testes rápidos e gratuitos para HIV e sífilis.

Julho amarelo: mês de conscientização sobre as hepatites virais
O Dia D de testagem é uma ação alusiva ao julho amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais.

Conforme o Ministério da Saúde, as infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas. Por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte das pessoas desconhecem ter a infecção. Isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico.

O avanço da infecção compromete seriamente o fígado, podendo causar fibrose avançada ou cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante do órgão. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada a do HIV e tuberculose.

Comentar