A unidade da JBS de Três Passos está com suas atividades suspensas desde a última sexta-feira, 17, em função de um termo de interdição da planta da empresa emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo o documento, os funcionários da unidade estavam em condição de risco grave e iminente à saúde e à integridade física. O cenário é resultado de laudo técnico assinado por auditores do órgão. A unidade de Três Passos possui 886 funcionários.
A determinação de interdição tem caráter cautelar e busca a preservação da integridade física dos trabalhadores. Segundo o documento, a unidade deve garantir o salário integral das equipes como se estivessem em efetivo exercício. A empresa pode solicitar a suspensão do processo de interdição ou apresentar requerimento, especificando os itens para os quais pretende a desinterdição e detalhando as medidas adotadas.
Na manhã desta terça-feira, 21, a direção emitiu uma nota informando a todos os funcionários das áreas de produção (abate, desossa, presunto e expedição), que as atividades continuam suspensas, sem previsão de retorno.
Ainda de acordo com o comunicado, o fornecimento de ração e o trabalho de assistência técnica aos produtores integrados se mantém normalmente, com o fornecimento de ração de acordo com as programações solicitadas.