
Instituto Federal lança selo comemorativo aos 60 anos
A terça-feira, dia 05, marcou a realização do II Integralegis, que contou com o lançamento do selo comemorativo dos 60 anos, CAW- IFFAR, que acontecerá no dia 11 de abril de 2026. O evento contou com a presença das seguintes autoridades: Chester Francescatto, prefeito em exercício; Marizete Frozi, presidente do legislativo; Nídia Heringer, reitora do IFFAR; Silvana Alves Pedroso, diretora do IFFAR de Frederico Westphalen e Maíra Giovenardi, diretora de planejamento e desenvolvimento institucional.
Atualmente o Instituto Federal Farroupilha, com sede em Frederico Westphalen oferece gratuitamente e com muita qualidade cursos do ensino médio técnicos integrados em Administração, Agropecuária e Informática; licenciaturas em Letras Português/Inglês e Matemática; bacharelado em Ciências da Computação, Administração, Medicina Veterinária e Agropecuária e, ainda pós graduação EAD em Práticas Pedagógicas Contemporâneas.
Neste evento a Reitora Nídia Heringer destacou que os países mais desenvolvidos têm atenção total com a educação. O IFFAR, através do governo federal segue esta meta ao integralizar universidades e institutos com os setores produtivos visando maior desenvolvimento social e econômico. Para isto faz investimentos nas estruturas físicas, como contratação novos docentes (11 professores que chegaram nos últimos dias), reforma e ampliação do restaurante universitário que agora pode atender até 500 alunos e nos alojamentos dos estudantes.
Neste ano de 2025, o IFFAR da nossa cidade conta com 1500 estudantes, porém a meta para o próximo ano é ultrapassar 1800 alunos. Além de projetos de integração e desenvolvimento para adultos, como a primeira turma de “Mulheres 1000”, senhoras que voltaram a estudar no curso técnico de derivados do leite. “O papel do Instituto é gerar oportunidades”, destacou a Diretora Silvana Alves Pedroso.
Também mencionou que o Instituto Farroupilha atende estudantes de 112 municípios e conta com espaços abertos para a comunidade, como quadras esportivas, pista atléticas e para caminhas, longe do barulho e da poluição.
Matéria produzida por: Cirilo Fronza – Estágiario de Jornalismo
