Por: Angelo Lorini, Rodrigo D’avila e Sabrina Ritter 

 

Pare e reflita: Quantas vezes você pensou em abrir o seu próprio negócio, ser seu próprio chefe? Quantas vezes você começou a guardar dinheiro para investir no sonho de ter um empreendimento só seu? Afinal, quantos cases de sucesso existem, quantos bons exemplos para se inspirar não é mesmo? E você não é o único a pensar assim,  em 2016, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostrou que cerca de 32% dos brasileiros gostariam de ser seus próprios patrões. Por que não ser mais um? 

No entanto, após pensar tudo isso, quantas vezes você ponderou, ficou preocupado com a economia, ficou indeciso sobre em qual ramo investir, quantas vezes ficou com medo de trocar a segurança do emprego atual pela indecisão sobre a futura empresa? 

Esses pensamentos e dúvidas não são raros. A economia oscilante, o cenário político conturbado e o mercado competitivo são motivos para repensar a implantação de um negócio próprio, porém, não são impeditivos. Apesar de todos esses “contras”, novos empreendimentos continuam surgindo por todo o país. Mas como começar? E o mais importante, como manter?  Ezequiel Rosa, consultor empresarial, destaca  características fundamentais para quem busca seu primeiro negócio:

 

Para ter sucesso em um empreendimento não há como fugir de muito trabalho duro e certas combinações, que se aplicam perfeitamente a qualquer negócio. Por mais clichê que possa ser, o êxito de sua empresa não existirá sem “inspiração” e muita “transpiração”. 

 

Inspiração 

Formada em Marketing, Jane Slhessarenko, 42, atuou em sua área prestando consultoria a empresas de todo o Brasil durante sete anos. Com a gravidez de seu segundo filho,  se deparou diante da necessidade de dedicar-se integralmente ao pequeno Gabriel.

Afastada do antigo emprego, não demorou muito para voltar ao mercado de trabalho, mas de um jeito diferente. A partir da dificuldade de encontrar roupas infantis em Frederico Westphalen, cidade do interior gaúcho, encontrou na necessidade uma inspiração.

Tendo como exemplo empreendimentos de grandes centros, Jane trouxe para seu município o conceito de comércio sustentável. Há quatro anos ela inaugurou sua própria empresa, a Loja Importados e Desapegos Baby. 

Com o intuito de  inovar o setor de roupas, brinquedos e acessórios para crianças por meio do consumo consciente, Jane desenvolveu uma proposta inovadora e que aos poucos foi agregando mercadorias e clientes. 

Inicialmente propondo-se apenas a vender roupas – que trocava e comprava de outras mães – através de uma loja virtual, a Importados e Desapegos Baby atingiu pessoas de todos os cantos do Brasil. Jane relembra como surgiu a ideia de abrir seu próprio negócio: 


Assim como todo empreendedor de primeira viagem, Jane também encontrou desafios, porém com a busca de conhecimento e aperfeiçoamento conseguiu tornar o cenário favorável e, aos poucos, estabelecer seu empreendimento:
 

                                                     

Conforme a demanda foi crescendo,  a nova empreendedora observou a necessidade de criar uma loja física na qual, além de comercializar produtos seminovos e ponta de estoque, converte roupas e acessórios em crédito, que vale como dinheiro na compra de outras mercadorias:


Após os desafios iniciais, o negócio se estabeleceu no mercado como uma referência do setor, e isso não é a toa. Ao conhecer a história do Importados e Desapegos Baby é fácil notar o emprego de várias
características apontadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o sucesso de um empreendedor.

Uma delas é a busca de oportunidades e iniciativa. Jane desenvolveu a capacidade de se antecipar aos fatos, criou oportunidades de negócios com novos produtos e serviços. Outro ponto a se destacar é o comprometimento que, segundo a ONU, faz com que o empreendedor atraia para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso, atue em conjunto com a sua equipe para atingir os resultados e coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.  

Atualmente o Brechó traz retorno financeiro tanto para a proprietária quanto para sua funcionária Bárbara Casagrande, que há mais de um ano trabalha na empresa. Bárbara destaca que a oportunidade de atuar junto ao Brechó foi uma experiência inovadora e que veio em um bom momento:

 

O ramo do vestuário não é algo novo dentro do mundo dos negócios, porém qualquer empreendimento que pretende atingir seus objetivos, não deve parar no tempo.

Desde o início, o intuito do Brechó Infantil Importados e Desapegos Baby vai ao encontro aos principais conceitos de empreendedorismo sustentável, o que se caracteriza nos últimos anos, como uma forma positiva de negócios. O consultor Ezequiel destaca que a sustentabilidade deve estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas: 

 

Transpiração

Se a criatividade e a iniciativa de Jane em abrir seu próprio negócio inspiram, saiba que tão importantes quanto os primeiros passos são todas as etapas seguintes. O que fez do Brechó Infantil um exemplo não foi somente a boa “sacada” de sua idealizadora, mas também, o seu comprometimento em manter-se atualizada e focada no aperfeiçoamento profissional de seu estabelecimento.

O conhecimento em Marketing auxiliou a empresária a entender as principais demandas de seu público alvo e o trabalho duro do dia a dia a fez compreender os caminhos do setor em que atua. Os objetivos conquistados nesses quatros anos não fizeram do o empreendimento um exemplo perfeito, e Jane sabe disso.

Após os passos iniciais e o bom retorno que obteve, a empreendedora continua na busca por mais conhecimento, com especializações, cursos e claro, com a rotina de seu negócio.

A ideia inovadora de Jane nos revela características essenciais para a inserção e permanência no mercado atual. Os desafios do percurso serviram para lapidar o sucesso da empresária, que atualmente  não pensa em abandonar o seu negócio, ao contrário, busca ampliar seu empreendimento, conquistar novos clientes e alcançar sua realização pessoal e profissional.